Celebrado em 25 de maio, o Dia Nacional da Indústria ressalta o setor produtivo que representa a maior fonte de geração de empregos e renda do Brasil.
O setor secundário, como se enquadram as indústrias, abrange os mais variados tipos de mercados, como alimentício, vestuário, automobilístico, celulose e papel, máquinas, equipamentos e cosméticos, entre outros.
O Brasil passou a ser industrializado a partir do primeiro Governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1930 e 1945, mas apenas na década de 1960 as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no Brasil, fazendo com que a economia do País aumentasse de forma significativa.
Atualmente, a atividade industrial está inserida de forma essencial nas sociedades do mundo.
Em Guaíba, algumas fábricas se destacam na economia local e da Região, considerando a geração de renda, empregos e contribuição com impostos. Entre elas: CMPC, Celupa, TK Elevadores Brasil, Ambientaly, Air Products e Air Liquide Brasil.
Origem da Data
O Dia Nacional da Indústria foi escolhido em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto foi engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Foto: Divulgação
Publicado em 27/5/22