No dia 26 de abril, a Gazeta Centro-Sul recebeu denúncia sobre o descarte irregular de lixo doméstico em Guaíba. De acordo com a informação, confirmada pela Reportagem da Gazeta, caminhões de uma empresa terceirizada da Prefeitura estavam largando os resíduos em local impróprio (foto), no antigo aterro sanitário do Município, localizado no Morro Maximiliano, onde é feito o transbordo dos resíduos a serem descartados em local licenciado na Região.
A Gazeta apurou que Guaíba gera 75 toneladas/dia de lixo doméstico, sendo 40 delas durante o dia e 35 à noite.
O que diz a Prefeitura
Questionado sobre a denúncia, o Governo Municipal enviou a nota que segue, publicada na íntegra.
“Histórico resumido do caso Transporte Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos.
1) Final de março, a empresa responsável pelo transporte intermunicipal do transbordo do lixo manifestou seu desinteresse em continuar no contrato.
2) A Secretaria de Licitações e Contratos instaurou procedimento para chamar outra empresa a fim de assumir emergencialmente.
3) Em 12/04/22, o Município e a Empresa ECSAM assinaram contrato emergencial para esse serviço, sendo que essa empresa deveria estar preparada para iniciar em 22/04/22.
4) A referida empresa não cumpriu esse prazo, chegando apenas na noite da quinta-feira, dia 28/04, com 02(dois) dos 03(três) caminhões previstos e sem os respectivos motoristas para prosseguir com a operação.
5) Isso gerou os problemas que conhecemos e foram devidamente contornados por ações efetivas por parte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, evitando danos ao Meio Ambiente e a manutenção do serviço de coletas no município.
6) Por fim, salientamos que a situação está regularizada. O transporte intermunicipal de resíduos está acontecendo normalmente.
A empresa de contrato emergencial que não se apresentou e gerou todo o transtorno está passando pelos processos administrativos cabíveis de apontamento e penalidades pela irresponsabilidade na sua atuação. A empresa que anteriormente prestava o serviço e que havia declinado reviu seu posicionamento e voltou a atender a Prefeitura de Guaíba.”
O secretário Municipal de Infraestrutura, Ivan Barcellos, ressaltou que o problema foi devidamente solucionado sem que houvesse qualquer contaminação de solo.
Foto: Divulgação/Gazeta
Publicado em 06/5/22.