O ano inicia com novos governos e novos vereadores nos municípios brasileiros. Os discursos de posse destacaram promessas de austeridade com o dinheiro público e empenho para melhorar os serviços públicos de Saúde, Mobilidade Urbana e Educação, entre outros. Tudo está devidamente registrado para a cobrança durante os próximos quatro anos.
Em Guaíba, entre os desafios do segundo governo de Marcelo Maranata e Cláudia Jardim estão: inaugurar a Maternidade SUS; zerar o déficit na Educação Infantil (Creches); melhorar as médias do IDEB; dar a devida atenção ao Meio Ambiente e à zeladoria da Cidade; ajustar o Plano Diretor; tornar transparente o sistema de tratamento de esgoto; começar a efetiva implantação do Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger (da Hidráulica), bem como a revitalização da Orla Central, e contribuir com a geração de empregos e renda.
No processo de desenvolvimento das cidades, é fundamental que os governos atuem com planejamento, em parceria com a iniciativa privada e com a sociedade.
As mudanças de gestores na administração pública são salutares, pois, em tese, renovam ânimos e expectativas na medida em que os novos chegam carregados de vontade de realizar, de aperfeiçoar e de inovar. Entretanto, é preciso que os bons programas tenham continuidade, pois o objetivo sempre deve ser o bem comum. No caso de segundo mandato, como em Guaíba, é fundamental não desviar do foco.
Os discursos estão registrados, e os compromissos, assumidos. Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar para que tudo saia do papel e se torne realidade.
A crise econômica está presente no cotidiano dos brasileiros e precisa ser vencida, mas isso somente será possível com planejamento, criatividade e, principalmente, com respeito ao dinheiro público.
Publicado em 3/1/25