Conversa com o Prefeito Maranata

0
COMPARTILHAMENTOS
55
VISUALIZAÇÕES

Em meio a tensão entre servidores públicos, professores e o Governo Municipal de Guaíba, conversei com o prefeito Marcelo Maranata. Questionei sobre sua posição em relação ao polêmico PL 055 e o enfrentamento da pressão, decidindo alterar a regra de mudança de nível, mediante comprovação de avanços na graduação, somente após o estágio probatório de três anos.

Maranata argumentou que durante muitos anos a Prefeitura de Guaíba esteve voltada para dentro, priorizando os planos de carreira dos servidores públicos, e esta lógica mudou. “Nosso governo tem a proposta de voltar a Prefeitura para fora, priorizando o atendimento da população”, destacou.

Pedi que apontasse três ações de que ele mais se orgulha na sua gestão e quais ainda não conseguiu executar. Ficou de responder, mas até o fechamento desta edição não respondeu.

 

Conversa com a Presidente do SPMG

Essa semana, conversei, também, com a presidente do SPMG, Rosângela Heim, sobre o PL 055. Ela me disse que o Sindicato não aceita mudança no Plano de Carreira da categoria com perda de direitos. Sobre a mudança de nível ainda no estágio probatório, ela disse que há outros municípios onde isso acontece, citando o caso de São Jerônimo e de Eldorado do Sul. Ver o contraponto da entidade nesta edição.

 

Respostas e Interpretações

Recebi algumas mensagens relacionadas ao que escrevi na Coluna da semana passada a respeito do PL 055. Acredito que debate e opiniões diferentes fazem parte do amadurecimento político. Na verdade, infelizmente, esta prática está em extinção.

Conforme registrei, entendo que sindicato tem como principal função lutar pela categoria que representa, assim como acredito na liberdade de manifestação. Ratifico a dificuldade que tenho de entender avanço de nível em período de experiência.

Houve questionamento e apontamento de que eu teria usado indevidamente a palavra promoção neste caso do PL 055, considerando tratar-se de mudança de nível e não de promoção. Vamos lá.

Entre os significados de promoção está “o ato de passar a ocupar uma categoria mais elevada”, o que se enquadra em mudança de nível, apesar da denominação específica vinculada ao plano de carreira.

 

Municipalização de Escolas

Existe um plano nacional em andamento para municipalizar todas as escolas de Ensino Fundamental. Isso está acontecendo de forma gradual. O que não entendo são as assembleias que realizam nas escolas para debater o tema. Muitas vezes, as comunidades escolares se reúnem e votam contra a municipalização. Entretanto, alguns meses depois a instituição de ensino é municipalizada.

Resumo da bufa: estão promovendo assembleias e votações que não servem para nada.

 

Importante agendar e participar

Em edital publicado nesta edição da Gazeta Centro-Sul, a Prefeitura de Guaíba convoca a comunidade para participar da audiência pública que irá tratar sobre alterações no Plano Diretor.

A audiência acontecerá no dia 5 de dezembro, em dois horários (15h e 19h), no Auditório da Prefeitura. De acordo com o Governo, o conteúdo com as alterações estará à disposição no site: https://guaiba.atende.net/cidadao/pagina/editais-de-audiencia-publica na aba Arquivos.

Mais informações pelo telefone (51) 3480.7000, ramal 3012, ou pelo e-mail planejamento@guaiba.rs.gov.br

 

Palestina, Hamas e Israel

Impressionante as manifestações confundindo Palestina com o grupo terrorista Hamas.

Muitos dos que chamam os vândalos que invadiram os palácios em Brasília de terroristas, chamam de heróis os terroristas do Hamas que degolam crianças.

No Brasil, os vândalos recebem penas de 17 anos de prisão e são tratados como terroristas. Os que contestam este tratamento são censurados. Já com os que exaltam os terroristas do Hamas, nada acontece.

Por outro lado, é revoltante a matança de civis na Faixa de Gaza nas ofensivas de Israel durante a caçada aos terroristas. Deveriam agir com inteligência e preservar a população. Um erro não justifica o outro.

Neste contexto, o que mais assusta são as bolhas de apedeutas que comemoram matanças de pessoas.

 

A “Dama do Tráfico” e o Governo

Noticiário nacional revelou que o Governo Federal pagou viagem e recebeu a “dama do tráfico” em evento governamental. O Ministério dos Direitos Humanos responsabilizou o colegiado amazonense sobre este absurdo. Chefe do tráfico em evento do Governo com despesas pagas com o nosso dinheiro. É de cair os butiás dos bolsos!

 

Poda de Figueira Centenária

Na próxima semana, me manifestarei sobre a poda da figueira centenária em frente à Igreja Universal, na Rua 20 de Setembro, no Centro de Guaíba. Estou buscando informações.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 20/11/23

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X