A experiência que trago hoje, foi ter participado via zoom, de uma constelação empresarial (ramo das constelações familiares sistêmicas, criada pelo alemão Bert Hellinger 1925-2019) em que representantes da questão a ser investigada e se possível resolvida, são representados por bonecos que flutuam em uma bacia com água. A facilitadora da constelação empresarial coloca os bonecos para flutuar, e os nomeia em relação ao tema, vinculando participantes escolhidos para dar voz aos bonecos. Exemplo: um boneco é colocado para representar a empresa da pessoa que trouxe uma questão para elucidar. Outro boneco para determinado funcionário ou sócio, outro para um novo projeto que a empresa quer implementar… E os bonecos deslizam pela água se agrupando ou se distanciando, conforme o campo informacional relacionado, também chamado de campo morfogenetico. Tudo mostrado na tela do zoom.
As pessoas relacionadas aos bonecos, questionadas pela facilitadora, expressam falas e emoções muito pertinentes ao contexto do “problema”, para que aconteça o encaminhamento da solução. Complicou né? Me socorrendo com a Wikipédia: A constelação familiar é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações…
A constelação empresarial é um novo ramo de investigação, que busca efetividade nas empresas. É um tema muito vasto e fascinante. O que presenciei foi bem convincente. No entanto, a própria Wikipédia informa ser esta prática não científica. Faça sua avaliação.
Caso sua curiosidade tenha sido despertada, deixo aqui sugestões de pesquisa: Bert Hellinger – Constelação Familiar – Constelação Empresarial – Campo Morfogenético – Rupert Sheldrake. E fiquem a vontade para me escrever por e- mail (ver no topo da Coluna), se quiserem mais detalhes.
Finalizo com uma frase muito ligada a esta técnica, em relação a quem participa: “A cura de um, é a cura de todos”.
Votos de ótima semana!
Joaquim Mello
joaquim.mello@terra.com.br
Publicado em 22/4/22