A campanha eleitoral deste ano estava relativamente calma, em Guaíba, até a sessão da Câmara Municipal na noite de terça-feira, 3 de setembro. No contexto de questionamentos com gastos em publicidade pelo Governo, o vereador Manoel Eletricista denunciou uma suposta ação que estaria priorizando campanhas eleitorais.
De acordo com o parlamentar, o nome de um antigo veículo de comunicação da Cidade, que estava desativado há alguns anos, teria sido “alugado” (ou comprado) para servir a candidaturas da situação. Para justificar sua denúncia, o vereador afirmou (fez foto) que o responsável pela reativação do tal veículo de comunicação teria a propaganda de candidatos da situação fixada no vidro traseiro do seu carro.
Já quase no final da sessão, a pessoa que se sentiu atingida pela denúncia do vereador foi até a Câmara tirar satisfação e houve bate-boca envolvendo outros parlamentares. Com a confusão, o presidente da Câmara encerrou a sessão.
Não estou divulgando nomes, tendo em vista as limitações impostas pela da legislação eleitoral. Mas entendo que esta denúncia do vereador precisa ser investigada e esclarecida. Foi feita durante a sessão na Câmara Municipal, gerando muita confusão e provocando o encerramento antecipado dos trabalhos legislativos.
Em períodos pré-eleitorais, é comum surgirem rádios, TVs, blogs e jornais, entre outros, em Guaíba. O importante é apurar se o conteúdo divulgado está de acordo com a legislação eleitoral. Ofereci espaço para a campanha da situação se manifestar, mas não houve interesse até o fechamento desta edição.
Sobre Geração de Empregos
Nesta semana, o tema da Gazeta Centro-Sul para manifestação dos candidatos à Prefeitura de Guaíba é “empregos”, com ênfase na atração de investimentos e qualificação profissional. Confere lá.
Acompanhando o desenvolvimento de Guaíba há muitos anos, percebo discrepância entre os investimentos que são anunciados e os que realmente são executados na Aldeia. Em relação à geração de empregos preconizada em novos empreendimentos, considero exagerada: falam em milhares de vagas, mas, conferindo de perto, fica na casa das dezenas – e olhe lá. Outra questão relevante neste tema do desenvolvimento é o tratamento superficial para com a qualificação profissional, que há décadas gravita nos cursinhos bem rasos.
Gazeta Centro-Sul Digital
Fechamos contrato com a Haniger para ampliar a oferta de assinaturas. Em novembro, será possível assinar a Gazeta Centro-Sul no formato digital com o mesmo conteúdo da versão impressa. Os leitores terão três opções: Jornal impresso, digital e/ou ambos.
Eu não abro mão do impresso porque gosto da leitura no papel, acomodado na minha poltrona, mas tem quem prefira ler no celular.
A revolução digital está acontecendo, multiplicando opções de informações e manifestações, mas o que importa pra mim é viver de verdade as impressões externas captadas pelo organismo através dos órgãos sensoriais. Essencial é saber o que acontece no mundo começando pela nossa aldeia.
Festejos Farroupilhas
A tradição Gaúcha é forte em Guaíba e Região. No mês de setembro, a gauchada sai às ruas a cavalo e movimenta os CTGs. Prendas e peões circulam por todos os lugares.
Neste ano, as atividades artísticas em Guaíba acontecem no CTG Gomes Jardim, na Estrada Santa Maria, com o retorno da Reculuta da Canção Crioula. Uma programação de peso foi anunciada. Confira na contracapa desta edição.
No Coelhão, ainda tem famílias abrigadas devido à grande cheia de maio.
A Tecla do Planejamento
Bato insistentemente na importância do planejamento, pois quando falta a confusão e o desperdício são grandes.
Leandro André
Publicado em 6/9/24