Está prevista, para a próxima semana, a assinatura de concessão do Hospital Regional de Guaíba à Associação Vila Nova. Trata-se de ação importante para manter os serviços hospitalares pelo SUS na Região.
Guaíba tem responsabilidade legal de oferecer serviços de atenção básica à saúde, o que significa prestar atendimento médico nos postos. No entanto, como o Município já teve um hospital, com maternidade, mas faliu e foi desativado em definitivo, a comunidade seguiu reivindicando serviços hospitalares por meio de intensa pressão política.
O Hospital Nossa Senhora do Livramento, fundado em 1954, era filantrópico, mantido por fundação beneficente na qual a Prefeitura era apenas uma das mantenedoras, ou seja, não era uma instituição municipal. Quando fechou, em 2015, restou um vazio em relação ao atendimento hospitalar SUS em Guaíba. Desde então, gestores públicos passaram a investir no prédio construído na década de 1990, no Governo de Nelson Cornetet, para ser um hospital. Em 2000, foi inaugurado o PA no local.
Durante a pandemia, em 2020, com instalações bem adiantadas e apoio da empresa CMPC, foi implantado o Hospital Berço Farroupilha, no Governo Sperotto, com licença provisória para atendimentos exclusivos de pacientes com Covid-19.
O Governo Maranata assumiu em 2021, mudou o nome da instituição e o gestor, assumindo a Associação Hospitalar Vila Nova. Mais tarde, o Ministério da Saúde autorizou a prestação de serviços em geral pelo SUS.
Sem orçamento para manter um hospital em funcionamento, a Prefeitura iniciou um processo de concessão para uma instituição contratualizar com o Estado, conforme a Gazeta Centro-Sul vem acompanhando. Por meio de licitação, após o cumprimento de várias etapas, a Associação Hospitalar Vila Nova se habilitou. Com isso, o contrato por vinte anos, 100% SUS, podendo ser renovado por igual período, deverá ser assinado no dia 23 de agosto. O Pronto Atendimento segue sob a responsabilidade do Município.
Tão importante quanto contar com um hospital público é entender como ele funciona.
Publicado em 19/8/22