Moradores do Bairro Colina realizaram um abaixo-assinado, com mais de cem assinaturas, manifestando-se contrários à doação da Praça Otero Paiva Guimarães para o Estado do RS construir um quartel do Corpo de Bombeiros, conforme projeto de lei do Governo Municipal de Guaíba, aprovado recentemente, em sessão extraordinária, pela Câmara de Vereadores.
Os moradores argumentam que não foram consultados (não houve estudo de impacto de vizinhança, conforme a legislação determina). Eles ressaltam que a Praça é utilizada para o lazer da comunidade, além de possuir árvores nativas e frutíferas, plantadas e cuidadas pela população. O Ministério Público recebeu a manifestação popular e está avaliando o caso.
O vereador Manoel Eletricista foi procurado pelos moradores contrários à extinção da Praça a fim de ajudar na mobilização para o cancelamento da doação. O vereador acionou o presidente do Legislativo, João Collares. Em reunião na terça-feira, 17, com uma comissão de moradores, Collares entendeu como justa a reivindicação popular e prometeu encaminhar o caso ao Executivo.
Uma reunião foi realizada na tarde de sexta-feira, 20, com o prefeito Marcelo Maranata, que ouviu os moradores e prometeu revogar a lei de doação, enviando projeto para a Câmara. Uma alternativa apresentada pelo prefeito foi a ocupação do espaço onde há um prédio que serviu de sede da BM, ao lado da Praça, mais a rua lateral e parte da área de lazer. No entanto, esta proposta não agradou os moradores.
Manoel Eletricista sugeriu três áreas: uma na Colina, a poucos metros da praça em questão, onde já houve doação para o Corpo de Bombeiros. Outra opção apresentada, ao lado da futura sede do 31º BPM na Fazenda do IPE, que pertence ao Estado; e uma terceira opção, em parte da ex-área da Ford, que também pertence ao Estado.
Na tarde do domingo, 22, moradores se reuniram na praça para dar um abraço simbólico na área (foto).
Foto: LA/GAZETA