Levar um novo “aumigo” para casa é uma experiência divertida e especial, mas é importante que o tutor tenha paciência, pois o cão precisa de um tempo para se adaptar. Pensando nisto, a médica veterinária da DogLicious, Bárbara Benitez, listou algumas dicas para que o momento seja o mais tranquilo possível.
Ambiente Seguro – Antes de levar o cão para o novo lar, evite deixar fios elétricos, do celular ou de outros aparelhos eletrônicos soltos ou pendurados; produtos de limpeza, remédios e alimentos que podem ser tóxicos, precisam ficar em lugares altos.
Se houver outro animal na casa, o convívio deve ser aos poucos, por alguns momentos no dia e supervisionado no início.
Cama ou Casinha – Se o cão for ficar livre no quintal, é importante ter um abrigo contra a chuva, vento e o frio, por isso, uma casinha é o mais adequado. Caso o animal fique no ambiente interno da casa, basta escolher uma caminha.
Comedouros e Bebedouros – Considere o porte do seu cão. Lembre-se que é necessário ter dois potes: um para comida e outro para água e lavá-los diariamente. O cão deve ter sempre à disposição água fresca, por isso, coloque o pote na sombra, em um local que seja de fácil acesso.
Brinquedos – Filhotes tem muita energia e adoram brincar, por isso o uso de brinquedos os deixa entretidos e felizes e isso pode evitar que eles mastiguem objetos indesejados.
Coleiras e Guias – O filhote não pode ir para a rua até tomar todas as vacinas, mas isso não impede o tutor de ensiná-lo a usar a guia e a coleira desde pequeno. Você pode começar dentro de casa, assim o cãozinho já vai se acostumando. É ideal que antes de sair com o pet, seja colocado uma placa de identificação na coleira, assim será fácil identificá-lo caso ele se perca.
Alimentação – Além de todos os itens citados, a alimentação deve ser escolhida com cuidado. Cada fase da vida tem uma alimentação indicada, desde os primeiros dias de vida, no caso de filhotes órfãos, até a fase adulta. É importante escolher um alimento que se adeque também ao porte do animal e à raça, pois cada um deles tem uma necessidade nutricional específica.
Com todos os itens acima checados e resolvidos, é hora de levar o cão para casa e aproveitar todos os momentos com responsabilidade e amor.
Foto: Divulgação
Publicado em 27/8/21.