Começa a corrida eleitoral

0
COMPARTILHAMENTOS
29
VISUALIZAÇÕES

Frisson nos bastidores políticos. Convenções encerradas, registros de candidaturas na Justiça Eleitoral, montagem de equipes, marqueteiros agitados, multiplicação de pesquisas de intenção de voto, firmamento de acordos e reuniões, muitas reuniões.

Escrevo esta coluna, na tarde de quinta-feira, dia 8 de agosto, faltando 58 dias para a votação na qual vamos escolher prefeito(a) e vereadores da cidade onde moramos.

Eleições municipais começam quentes e terminam fervendo. Adversários convivendo na mesma aldeia, se cruzando na mesma calçada e dividindo restaurantes, ruas e crianças para pegar no colo.

 

Não como mocotó

O drama nas campanhas eleitorais aperta quando é preciso comer mocotó, feito no panelão e mexido com remo, para não fazer desfeita. Esta do mocotó é a prova mais forte de que eu nunca conseguiria sustentar uma candidatura. Diante do caldo grosso e bege a mim oferecido, eu diria: “não como mocotó!”. Também recusaria fazer doações. Diante de um possível eleitor pedinte, minha resposta seria: “não sou pai de cascudo, vai trabalhar e comprar”. Não pegaria criança ranheta no colo e ainda diria para a mãe limpar o nariz dela, criticando o relaxamento. Eu seria um repelente de votos.

Mas como não sou e nunca serei candidato pelos motivos citados, vamos à realidade na Aldeia.

 

Pré-candidatos a Prefeito(a)

A legislação eleitoral é como uma pessoa cheia de manias, um monte de coisas não pode. Entre elas, chamar alguém de candidato fora de hora, então é preciso dizer pré-candidato.

Apurei que, hoje, os pré-candidatos a prefeito(a) e vice de Guaíba são: Maranata (PDT) e Cláudia Jardim (PL), que vão tentar a reeleição; Cleusa Silveira (PSDB) e Paulo Maganha (Cidadania); Guilherme Schneider e Tifani Isabele (ambos do PSol).

 

PT pode abrir mão

Em relação à candidatura (majoritária) do PT de Guaíba, apurei com a Tia Alaíde que Rudinei Fernandes poderá abrir mão de sua candidatura a prefeito a fim de fortalecer a oposição na disputa contra o Maranata. Vamos conferir nos próximos dias.

 

Número de Eleitores

De acordo com o Cartório Eleitoral, Guaíba tem 75.825 eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro; Eldorado do Sul tem 27.886 eleitores.

 

O Mesmo Espaço

Seguindo o que determina a legislação eleitoral, todas as candidaturas para prefeito(a) e vice terão o mesmo espaço para apresentarem seus planos de governo aqui na Gazeta Centro-Sul, conforme acontece há mais de 30 anos.

Lembrando que nosso público é seleto, repleto de formadores de opinião, como se dizia antigamente.

 

Guaibaprev responde

Conforme matéria publicada nesta edição, a diretoria do Guaibaprev se manifestou em relação aos dados apresentados pelo Observatório Social de Guaíba. Percebi que os diretores, apesar de ficarem bastante incomodados, mantiveram a postura. Mas, algumas alfinetadas escaparam.

Resumo da bufa: os dirigentes disseram que o Instituto de Previdência está muito bem obrigado, descartaram possível colapso do sistema lá na frente. Para exemplificar o quanto estão fortes, enfatizaram que estão buscando o Selo Ouro Nacional de gestão. Atribuíram “falta de conhecimento” a quem fez a análise dos números pelo OSG.

Confira a reportagem ao lado. Aproveito para recomendar uma integração maior entre o Governo Municipal, o Guaibaprev e o Observatório Social no que diz respeito à divulgação de dados. Detalhe: não adianta culpar o carteiro pelo conteúdo carta.

 

Yeda Crusius é inocentada

Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin. O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). 15 anos é muito tempo!

 

Leandro André

Publicado em 9/8/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *