A Escola Estadual Carmen Alice Laviaguerre (CIEP da Cohab), em Guaíba, foi desativada. Os cerca de 150 alunos foram transferidos para a Escola Estadual Aglae Kehl, localizada no mesmo Bairro.
De acordo com a coordenadora regional de educação da 12ª CRE, Claudete Oliveira, o motivo é a transferência da Escola Técnica Dr. Solon Tavares para o prédio do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Os professores e funcionários estão sendo remanejados.
A Escola Carmen Alice Laviaguerre (foto) foi fundada em 1994, no Governo de Alceu Collares, iniciando com mais de 1.200 alunos. Em 2016, no Governo Sartori, após um plebiscito com a comunidade escolar, foi aprovado e implantado o turno integral durante a gestão do secretário Estadual de Educação Vieira da Cunha. No entanto, o sistema não prosperou devido ao decréscimo de alunos, entre outros fatores. Muitos estudantes do Ensino Fundamental migraram para a Rede Municipal.
De acordo com a 12ª CRE, a infraestrutura do CIEP possui 23 salas de aula climatizadas, espaço para laboratório, cinco salas administrativas, cozinha, refeitório e espaço para a prática de esportes.
Atualmente, dez salas estão cedidas para a Rede Municipal de Ensino, mas a ideia é que, a partir de 2024, o complexo seja totalmente ocupado pela Escola Técnica.
Em janeiro deste ano, um ciclone destruiu parte significativa do prédio, que teve de ser restaurado.
“A transferência é permanente. Queremos ampliar o número de cursos profissionalizantes na Solon Tavares e, o mais importante, levar a escola profissional para um grande centro popular, perto dos filhos de trabalhadores que necessitam dessa formação”, destacou Claudete.
A coordenadora observou, ainda, que o custo de manutenção do prédio até então ocupado pela Solon Tavares é muito elevado, além de ser distante do seu público-alvo.
A Escola Carmen Alice Laviaguerre deixa de existir, mas a sigla CIEP permanece, referindo ao Centro Integrado de Educação Profissional.
Escola Solon Tavares
A Escola Técnica Dr. Solon Tavares foi fundada em 2005, no Bairro Ramada, Zona Oeste de Guaíba. A Instituição faz parte da Rede Estadual de Educação, oferecendo os cursos gratuitos de Informática, Redes de Computadores e Eletroeletrônica. A diretora atual é Viviane Rainer.
A partir de janeiro de 2023, a Instituição passará a ocupar as instalações do CIEP da Cohab. Segundo a CRE, este ano, foram 485 alunos em atividade e registradas cerca de quinhentas inscrições (já encerradas) para o próximo ano letivo. A estrutura tem capacidade para acolher até três mil estudantes nos três turnos.
O prédio atual da Solon Tavares, localizado na Estrada Santa Maria, está sendo devolvido ao Município, que é o proprietário do imóvel.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 23/12/22
Quais cursos técnicos estarão disponíveis no CIEP da Cohab