A chegada de um ciclone subtropical no Sul do País foi anunciada na segunda-feira, 16, pelas autoridades, gerando preocupação, principalmente na população que mora no Leste do Rio Grande do Sul. Ventos com velocidade de 100 km/h eram esperados, disparando alertas.
A CEEE Equatorial divulgou nota informando que se encontrava preparada para o trabalho em regime de prontidão a partir da manhã de terça-feira, 17, com aumento de 100% do efetivo.
Na terça-feira, ventos fortes atingiram algumas cidades do Rio Grande do Sul, sem ocasionar estragos de um ciclone. A ventania provocou a interrupção no abastecimento de energia elétrica em pontos isolados, como no Bairro Santa Rita em Guaíba, onde diversos moradores permaneceram várias horas sem luz.
Aulas, sessões legislativas e atividades profissionais foram suspensas a fim de se evitar acidentes.
Na quarta-feira, 18, a Defesa Civil Nacional divulgou uma nota informando que o ciclone subtropical Yakecan começou a se afastar do litoral brasileiro, sendo descartada a possibilidade de um furacão atingir o País. Apesar disso, foi dado o alerta para rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste e para o frio intenso, com a formação de geadas em grande parte do Sul do Brasil.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na quarta-feira, o ciclone já havia passado pelo litoral do Rio Grande do Sul, provocando ventos de 96km/h no município de São José dos Ausentes, seguindo em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com menos intensidade do que o previsto e se afastando da costa.
Em Guaíba, duas famílias que tiveram as casas destelhadas foram atendidas pela Defesa Civil. Segundo a Prefeitura, as telhas já estavam danificadas antes da passagem do ciclone.
Devido ao frio intenso, um morador em situação de rua foi encaminhado ao albergue e outros dois se recusaram.
A Prefeitura informou que, em Guaíba, seis mil clientes da CEEE ficaram sem energia elétrica na terça-feira. Na Região, foram 187 mil. Na quinta-feira, 19, seguiam os consertos, mas a atualização não havia sido passada à Gazeta Centro-Sul até o fechamento da edição impressa.
Foto: Fotolia.com
Publicado em 20/5/22