Chuvas intensas começaram a cair sobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira, 29 de abril, e seguiram durante a semana sem interrupção. Estradas foram rompidas pela força da água, aconteceram deslizamentos de terra sobre rodovias e inundações atingiram milhares de casas em diversas regiões do RS.
Durante entrevista à Imprensa, na quarta-feira, 1º de maio, o governador Eduardo Leite ressaltou que o Estado enfrenta a maior tragédia climática de todos os tempos, considerando que a continuidade da chuva dificulta o trabalho das equipes de socorro.
Nesta quinta-feira, 2 de maio, rios que desaguam no Lago Guaíba fizeram com que o nível se elevasse rapidamente, agravando a situação das pessoas que moram nas margens. Durante a tarde, a Defesa Civil divulgou alerta pedindo aos moradores das margens do Guaíba que pegassem seus pertences e saíssem de casa, devido às inundações severas que deverão acontecer nesta sexta-feira, 3 de maio.
Em Guaíba, desde terça-feira, 30, diversos pontos da Cidade começaram a ficar inundados, com a água invadindo residências, como no Bairro Passo Fundo, Zona Sul (foto). A Defesa Civil montou uma força-tarefa, juntamente com funcionários da Prefeitura, para atender as famílias que tiveram suas casas alagadas, resgatando pessoas e transportando-as para locais seguros; desobstruindo redes de drenagem e cortando árvores caídas. Abrigos emergenciais foram implantados para receberem pessoas desalojadas.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos seguem realizando a limpeza de ruas e a desobstrução de redes pluviais, arroios e valos.
A Casa Solidária, localizada na Rua Serafim Silva, 136, no Centro (ao lado dos Correios), está recebendo doações. No momento, os itens de maior necessidade são colchões, cobertores, lençóis, travesseiros e roupas (masculinas e infantis). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Em caso de emergência, contate com a Defesa Civil de Guaíba pelo WhatsApp: 51 98952.6257.
Publicado em 3/5/24