Essa foi uma semana difícil para os guaibenses, principalmente para diversos moradores do Centro e do Bairro Santa Rita/Cohab. O temporal que passou pela Cidade na tarde de segunda-feira, 17 de janeiro, deixou rastros de destruição, e o drama vivido por parcela significativa da população vai custar a ser superado. No entanto, é preciso destacar a capacidade de reação do poder público e da sociedade diante da tragédia.
Logo após o temporal devastador, formaram-se grupos de apoio para ajudar as pessoas que tiveram suas casas atingidas. A comoção deu lugar à ação, teve empatia e solidariedade em meio ao caos.
A Prefeitura agiu rápido, cumprindo seu papel, providenciando a distribuição de lonas e telhas, criando canais de suporte, com recolhimento de donativos; coordenou os trabalhos de socorro.
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e CEEE Equatorial também atuaram de forma célere, com foco na solução dos problemas e na segurança.
A sociedade demonstrou solidariedade por meio de doações. Muitas pessoas se colocaram à disposição para ajudar como voluntários, sensibilizadas pela dor das famílias que perderam parte importante de seus pertences.
A soma de todos os esforços governamentais, não governamentais e institucionais fez a diferença no enfrentamento da crise gerada pelo temporal destruidor. Esta capacidade de reação do poder público e da sociedade deve ser ressaltada, considerando que a mobilização positiva foi decisiva para reduzir impactos tão negativos.
O mais importante é que vidas não foram perdidas. Que tudo possa voltar ao normal o mais rápido possível, com a recuperação dos bens materiais e a retomada da rotina.
Publicado em 21/1/22