Candidatos(as) Residentes em Guaíba

0
COMPARTILHAMENTOS
112
VISUALIZAÇÕES

Passado o período das convenções partidárias, eu e a Tia Alaíde buscamos informações sobre os nomes de candidatos residentes em Guaíba que deverão concorrer a deputado(a) estadual e federal nas eleições de outubro. Apuramos, até o fechamento desta edição, na quinta-feira, 11, que as candidaturas da Aldeia para a Assembleia Legislativa são (em ordem alfabética): Deisi Maranata (PDT); Everton Centurião (AGIR); Fernando Bonorino (PSB); Jaqueline Caratti (PSC); José Sperotto (PSDB); Juares Martins (POD); Lidomar Stropper (PATR); Luis Marenco (PDT); Mari Cabeleireira (PL); Missionário Volnei (UB); Professora Deniza (Cidadania); e Zenaide da Foccos (UB).

Para a Câmara dos Deputados: Carla Godinho (PL); Mãe Chris Allves (MDB); Miguel Crizel (UB); Neiva Amador (POD); Paula Almeida (Avante); Professora Líbia Aquino (PSol); Professor Bruno (PSol); Rafael Vieira (SD); e Rosi Gomes (POD).

É possível que algum nome tenha escapado da busca que realizamos. Caso isso tenha acontecido, o espaço está aberto. Esta divulgação não se trata de propaganda política, mas de informação sobre candidaturas ao Legislativo de pessoas que moram em Guaíba. Eu acredito que é importante para qualquer município ter representantes na AL e no Congresso Nacional, mas isso não quer dizer que necessariamente se tenha de votar em candidatos que residam na cidade onde moramos.

 

A Revelação de Outubro

Os resultados das eleições de outubro, além de definirem os representantes do povo para os próximos quatro anos, irão revelar o nível de politização e de preocupação com a honestidade do povo brasileiro. Todos os eleitores, com raras exceções, sabem o que cada candidato fez e faz, não tem desinformado nessa história.

É verdade que vivemos em meio a uma guerra generalizada de narrativas e notícias falsas. Parcela importante da imprensa nacional se tornou militante política, muitas vezes menosprezando a inteligência da população na linha do santinho do pau oco. Por outro lado, o lixão das redes sociais com a mídia paralela só cresce. Esse é o ponto que será revelado: qual o percentual de eleitores que irá embarcar no combo de narrativas manipuladas.

 

Cartinhas da Elite

No Brasil, virou moda publicar carta em prol da democracia, contabilizando assinaturas pela internet. Cada um que se manifeste como quiser, com liberdade de expressão. O que me incomoda neste contexto de cartas públicas é o viés eleitoreiro dissimulado. Não tem e nunca teve carta em prol do combate à corrupção, à injustiça, à desigualdade social e à criminalidade, por exemplo, apesar de serem estas as chagas brasileiras desde sempre. Mas tem cartinha em prol da democracia que até então está entre as poucas coisas que estão funcionando no País. A histeria do medo de um suposto golpe tem base no questionamento da transparência do sistema eleitoral em relação a contagem pública dos votos. Desconfiança essa que vem de longe, iniciada com o Brizola.

Eu acredito que o sistema eleitoral com as urnas eletrônicas funciona, mas concordo que se aperfeiçoe para torná-lo o mais transparente possível, com contagem pública de votos, conforme determina a legislação. O que tem de errado nisso?

Manifestar-se em prol da democracia por meio de carta, em que pese viés eleitoreiro embutido, é tão legítimo quanto questionar o sistema eleitoral, o que também pode ser considerado eleitoreiro. Isso faz parte do pacote democrático. Acontece que ladainha política, além de chata é inútil, o que importa são os exemplos, a transparência, a liberdade com responsabilidade e a coerência, o que é bem diferente de cartinha assinada num contexto hipócrita.

 

As cartas que assino

Eu assino todas as cartas contra a corrupção e os corruptos, pois é aí que começam todos os problemas do Brasil. Apesar da riqueza do País, há muitos anos milhões de brasileiros passam fome e a desigualdade social se mantém de forma absurda, como consequência da corrupção generalizada. No entanto, apesar de vivermos num país com eleições livres a cada dois anos, a preocupação alardeada pela elite, na qual misturam-se banqueiros e defensores de ditaduras amigas, é com a democracia, o que, no mínimo, causa estranheza.

Carta de combate à corrupção eu assino.

 

Tarifa do Catamarã

Bem complicada esta história do reajuste da tarifa do transporte hidroviário entre Guaíba e Porto Alegre. Ver matéria ao lado.

Sempre bati na tecla de que a tarifa do catamarã é muito cara para os trabalhadores. O sistema de transporte hidroviário é importante, confortável, rápido e traz visitantes para a Cidade, mas é caro. Imaginem se tivesse acontecido a revisão, com aumento de quase 30%. Detalhe, em novembro deste ano está prevista a tal revisão. Entendo que o valor do contrato começou muito elevado.

 

No Mural

As promessas do Governo Municipal para o Parque Coelhão (ver matéria nesta edição) vão para o mural. Vou acompanhar e cobrar.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 12/8/22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *