Em períodos eleitorais, no Brasil, a imprensa fica obrigada a respeitar uma legislação específica, a fim de evitar privilégios para candidatos assim como prejuízos em análises direcionadas. É verdade que alguns veículos burlam as regras de forma subliminar, o que é lamentável.
Um dos efeitos colaterais destas normas, que pregam a imparcialidade, é uma espécie de censura à ampla liberdade de expressão. Isso seria mais tolerável se as regras valessem igualmente para todos os atores.
A campanha das eleições municipais deste ano, marcadas para o dia 6 de outubro, está na reta final. Os eleitores brasileiros irão às urnas para escolherem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que serão seus representantes políticos para administrar e fiscalizar as ações públicas nos municípios onde moram.
A Gazeta Centro-Sul segue oferecendo espaço para os candidatos à Prefeitura de Guaíba apresentarem suas propostas, destacando as questões mais relevantes para a comunidade em relação aos serviços públicos nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Econômico, Zeladoria e Meio Ambiente. Informações que certamente contribuem com a escolha dos eleitores.
Durante a votação, a Gazeta irá acompanhar o processo para registrar mais um acontecimento democrático no contexto local. Após o pleito, o destaque será para resultados e análises.
O futuro dos municípios está em jogo. A informação correta sobre os jogadores é fundamental para a escalação das melhores equipes.
Publoicado em 20/9/24