O frio chegou e com ele a necessidade de acolher e aquecer as pessoas que vivem em vulnerabilidade social. É hora de abrir guarda-roupas e separar aquelas peças quentes que estão sobrando para doar a quem precisa.
Em Guaíba, a Campanha do Agasalho foi lançada na segunda-feira, 2 de junho, na Casa Solidária do Centro (foto), localizada na Rua Serafim Silva, 185. No espaço, as pessoas podem fazer doações e, os que precisam, escolher agasalhos, calçados e cobertores para levar.
Após uma triagem, visando oferecer somente as peças em boas condições, elas ficam em araras e prateleiras, como numa loja. Quem precisa pode levar até 30 peças de uma vez sem qualquer custo.
A Gazeta Centro-Sul esteve na Casa Solidária do Centro na tarde de quarta-feira, 4. A coordenadora das três unidades da Cidade (Centro, Santa Rita e Pedras Brancas), Daiane Pires Neugebauer, explicou que o sistema é o mesmo em todas, no formato de loja, com separação de roupas: masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e brinquedos.
As casas solidárias funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. No Bairro Santa Rita, funciona 24 horas por dia, dependendo da urgência.
A comunidade também pode fazer doações nos pontos de coletas espalhados pelo comércio local. De acordo com Daiane, as casas atendem também os albergues, Hospital e moradores em situação de rua.
A ação está vinculada ao Gabinete da Primeira-dama, Deisi Maranata, contando com apoio de entidades, igrejas, instituições e população em geral.
Publicado em 06/6/25