Há pelo menos quatro décadas, a grande quantidade de buracos e desníveis nas vias de Guaíba é um dos maiores problemas enfrentados pela população. Entre os fatores que contribuem para a continuidade desta situação de degradação da malha viária da Cidade, estão obras malfeitas, sem preparar devidamente a base, e utilização de materiais de baixa qualidade.
Sucessivos governos vêm mantendo tratamento paliativo com as chamadas operações tapa-buracos, de custo elevado e sem durabilidade. Um serviço caro que não trata da causa do problema, tornando-
o permanente, agravado pelo desperdício de dinheiro público.
Durante um giro pelo Bairro Santa Rita (Cohab), na semana passada, a Reportagem da Gazeta Centro-Sul se deparou com ruas muito degradadas. Em locais onde já foi asfaltado, o material praticamente não existe mais. Este cenário se apresenta em diversos bairros de Guaíba.
O que diz a Prefeitura
A atual Administração Municipal anunciou a compra de uma usina própria de asfalto, visando iniciar um processo de revitalização da malha viária utilizando asfalto de qualidade. O equipamento chegou a ser apresentado à população em desfile pelas ruas, em 2021, mas ainda não entrou em operação.
Essa semana, a Gazeta voltou a questionar o Governo de Guaíba sobre se existe algum plano estratégico para resolver o problema, divulgando as vias a serem revitalizadas, bem como sobre o início da operação da usina municipal de asfalto, anunciada para abril, depois maio, sendo que chegamos na metade de junho e ainda não começou a operar. A Prefeitura enviou a nota que segue.
“Há décadas o município de Guaíba acumula problemas relacionados à pavimentação e conservação adequada das ruas e avenidas. Este é um problema grave na cidade, há relatos de guaibenses que esperam há pelo menos 40 anos por asfalto ou outro tipo de pavimentação em sua rua. Investir na infraestrutura da cidade significa proporcionar mais qualidade de vida aos guaibenses e, também atrair o investimento de empresas interessadas em se instalar em Guaíba. Pensando nisso, a Gestão Avança Guaíba (2021-2024) apresenta a usina de asfalto como um dos principais projetos do plano de governo.
A usina de asfalto está em fase final de testes e será oficialmente inaugurada no final do mês de junho. Neste momento, antes mesmo do início de operação da usina de asfalto, uma grande operação tapa-buracos acontece em Guaíba, onde serão utilizadas 400 toneladas de asfalto para a manutenção de ruas e avenidas dos diversos bairros da cidade.”
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 17/6/22
Pouca vergonha existe bairros que consta como asfaltado a pouco tempo e nunca foi asfaltado
Esse governo de Maranata é o pior de todos os tempos guaiba virou uma cidade tombada a mais de 20 anos
Todos só entram na política com um só pensamento
Saquear os cofres públicos
E tão fácil que colocam mais familiares a concorrer
Agora fiquei sabendo que a prefeitura de Guaíba recebeu uma verba muito grande para restaurar o mercado público quem vai investigar pra onde vai essa verba ou teremos que pedir ao ministério público investigação?