Menor de idade afirmou ter matado mulher a tiros no dia 30 de junho
Na tarde de segunda-feira, 5, a Brigada Militar de Guaíba prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes que estão supostamente envolvidos na execução de uma mulher no Bairro Pedras Brancas, em Guaíba. Com eles, foram apreendidos uma espingarda cano duplo calibre 20; um revólver calibre .38; munições de diversos calibres; uma capa de colete balístico; duas placas de colete balístico; 90 porções de cocaína; 135 porções de maconha (190 gramas); dois tijolos de maconha (345 gramas); e nove tabletes de maconha (230 gramas).
Os quatro indivíduos foram conduzidos ao Hospital Regional de Guaíba e, logo depois, à Delegacia de Polícia Civil.
Operação Bonde no Combate ao Tráfico
A Polícia Civil de Guaíba informou, no dia 3 de julho, a realização da Operação Bonde contra o tráfico de drogas no Município. Agentes da DP local, em conjunto com a Brigada Militar, prenderam duas pessoas por tráfico de drogas no Bairro Pedras Brancas.
Segundo a Polícia, um casal de irmãos estava na posse de 12 buchas de cocaína; um tijolo de maconha com 108g e oito porções; e crack (trezentas e cinco pedras pequenas e uma pedra maior); além de um simulacro de pistola, balança de precisão e material para armazenar drogas.
A Operação Bonde foi desencadeada a partir de investigação de homicídio praticado no mês de maio no Bairro Pedras Brancas. A diligência contou com 15 policiais militares e 14 policiais civis, que deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Delegada Karoline, nas diligências foram buscados elementos que possam auxiliar na elucidação do homicídio. A delegada também destacou a importância da união de forças entre Brigada Militar e Polícia Civil no Município.
O casal foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema carcerário.
Roubo de Cabos de Telecomunicações
No ano passado, 6,6 milhões de clientes em todo Brasil tiveram seus serviços interrompidos pelo roubo ou furto de cabos das redes de telecomunicações. O número representa quase duas vezes a população do Uruguai. A quantidade de clientes afetados é 34% maior do que o registrado em 2019, quando cerca de 5 milhões de usuários tiveram os serviços interrompidos. Foram 4,6 milhões de metros de cabos roubados ou furtados, um aumento de 16% em relação ao registrado em 2019. No mesmo período, as ocorrências também aumentaram, passando de 94 mil para 96 mil.
O furto, roubo e a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para os consumidores, que ficam sem acesso a serviços que se mostraram essenciais durante a pandemia, e para as empresas que precisam repor esses equipamentos. As ações criminosas comprometem, ainda, os serviços de utilidade pública como Polícia, Bombeiros e emergências médicas.
O setor de telecomunicações defende uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto federal quanto os estaduais, e a aprovação de projetos de lei que aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas.
Foto: Divulgação/BM
Publicado em 9/7/21