Na madrugada de segunda-feira, 13, a BM de Guaíba prendeu dois homens no Bairro Santa Rita, em Guaíba, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Os policiais militares patrulhavam o Bairro, quando avistaram os dois indivíduos que, ao perceberem a aproximação da BM, tentaram fugir, mas acabaram sendo abordados. Com eles, foram apreendidas mais de 2.016 pedras de crack, 126 porções de maconha, três tijolos de maconha, cinco aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro, além de um revólver calibre .38, com numeração suprimida e cinco munições intactas.
Os dois homens foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia.
Arrombamento e Furto em Terminal de Caixas Eletrônicos
Na noite de 3 de setembro, sexta-feira, bandidos arrombaram um terminal de caixas eletrônicos de um banco localizado na Rua Gastão Leão, 202, no Bairro Ermo, em Guaíba. Os ladrões abriram um buraco na parede, por onde entraram no estabelecimento e furtaram o dinheiro dos equipamentos (a quantia não foi divulgada).
De acordo com a Brigada Militar, uma guarnição foi acionada no dia 5 (domingo) para averiguar uma ocorrência de furto. Ao chegarem no local, os policiais militares entraram em contato com a gerente da agência, informando que haviam recebido uma ligação, avisando que os caixas não estavam funcionando, o que os levou até o local para verificação. Eles constataram que a fechadura da porta de acesso estava com sinais de arrombamento e havia adesivos nas câmeras de segurança. Foi necessário chamar um chaveiro para acessar o estabelecimento. Após entrarem na agência, foi verificado o buraco na parede.
A guarnição isolou o local e efetuou o registro na Delegacia de Polícia. O caso está sendo investigado pelo DEIC, por meio da Delegacia de Roubos a Bancos.
Incêndio destrói casa de idosos em Guaíba
Na madrugada do domingo, 12 de setembro, um incêndio destruiu completamente uma casa na Rua General Neto, Bairro Coronel Nassuca, em Guaíba.
O chamado ao Corpo de Bombeiros foi registrado aos 46 minutos do domingo. Quando chegaram no local, as chamas já consumiam a residência.
De acordo com os Bombeiros, três moradores foram atendidos pelo SAMU, devido à intoxicação pela fumaça. Na casa, morava um casal de idosos e seu filho, que teve de ficar internado no Hospital para tratar dos ferimentos.
A Gazeta Centro-Sul questionou a causa do incêndio, mas o Corpo de Bombeiros respondeu que “somente o proprietário poderia informar, pois não havia sido relatada”.
A comunidade local se mobilizou para ajudar o casal de idosos, que perdeu a casa e todos os seus pertences.
Casal é preso com cocaína e maconha em casa
Na tarde do dia 14 de setembro, uma equipe de policiais civis da DP Guaíba deu cumprimento a mandado de prisão preventiva contra um indivíduo que traficava no Bairro Bom Fim, em Guaíba.
Na sequência, realizando buscas na residência do investigado, foram localizadas porções de cocaína e maconha na posse da esposa do acusado, a qual foi presa em flagrante.
Segundo a delegada Karoline Calegari, o investigado traficava num depósito de bebidas, mas, com as sucessivas investidas da Polícia Civil e da Brigada Militar no local, passou a atuar na modalidade tele-entrega, com auxílio de sua esposa.
Polícia Civil desvenda homicídios praticados no Bairro São Francisco
Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba identificaram e prenderam suspeitos de ordenar e executar dois homicídios no Bairro São Francisco, em Guaíba.
O primeiro crime aconteceu na noite de 30 de junho deste ano, quando dois indivíduos se aproximaram de um ponto de tráfico e simularam o interesse em comprar drogas. Neste momento, um deles puxou um revólver e efetuou três disparos à queima roupa, matando a mulher de 35 anos que vendia a droga. O indivíduo também atirou contra o filho da vítima, que ficou ferido mas conseguindo fugir.
O outro crime ocorreu em uma rua próxima ao do primeiro. Um indivíduo estava em casa com sua companheira, quando quatro homens armados arrombaram a porta. Os criminosos realizaram vídeo chamada para um líder do tráfico que se encontrava preso, o qual confirmou que aquele era o indivíduo que deveria ser executado. Então, os assassinos efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra o homem, que morreu no local. Logo após, fugiram em um veículo.
Na investigação da DP de Guaíba, foi confirmado que os dois homicídios foram ordenados por líder da facção rival à das vítimas, em disputa por território do tráfico.
A Brigada Militar prendeu alguns desses criminosos em posse de drogas e armas e, a partir de um trabalho integrado entre as polícias, foi possível identificar e prender os autores do crime.
A delegada Karoline Calegari, que coordenou a investigação, observou que o executor do primeiro homicídio foi um adolescente, o qual já foi recolhido à CASE. De acordo com a delegada, a investigação de homicídios é prioridade no Município.
Para o delegado Thiago Lacerda, que responde pela 2DPRM, o uso de técnicas modernas de investigação permitiu a elucidação desses delitos.
Foto: Divulgação/BM
Publicado em 17/9/21.