Leitor fez contato com a Redação da Gazeta Centro-Sul para informar que, durante caminhada na areia da Praia da Alegria, em Guaíba, na tarde de segunda-
feira, 3 de fevereiro, encontrou cerca de 15 aves mortas. Ele enviou fotos para mostrar os corpos dos animais. De acordo com as imagens, trata-se de biguás, aves que se alimentam de peixes, comuns nesta região da Costa Doce.
O biguá, também chamado mergulhão e miuá, entre outros nomes, é uma ave aquática da família Phalacrocoracidae de coloração majoritariamente preta com o dorso cinza. Ele pode submergir por alguns minutos em busca de alimentos, que se resumem a peixes, insetos aquáticos, anfíbios e até pequenas serpentes.
Pela primeira vez, foram encontrados tantos animais desta espécie maortos no mesmo dia na Orla de Guaíba.
O que diz a Prefeitura
A Gazeta Centro-Sul passou o caso para o Setor de Comunicação do Governo Municipal e para a bióloga da Prefeitura de Guaíba, Lisiane Becker.
Por meio de nota, a Prefeitura informou que os animais foram recolhidos pela Secretaria de Infraestrutura e encaminhados para o Setor de Zoonose do Estado, a fim de realizarem a perícia, buscando identificar a causa das mortes, o que está sendo aguardado.
Foto: Divulgação
Publicado em 7/2/25