Segunda Parte
A Associação de Proteção Animal Patas Para Você selecionou boas razões para estimular a convivência dos pets com as crianças. Na semana passada, vimos sobre o aumento da autoestima e a promoção da união familiar. Nessa semana, vamos seguir com mais cinco boas razões.
Combate o Sedentarismo
Tem que correr! Levar o cachorro para passear, ou sair procurando o gato pela casa, significa gastar energia e fazer com que a criança tenha uma vida menos sedentária.
Fortalece a Imunidade
Um estudo realizado pelo Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, avaliou 397 crianças entre setembro de 2002 e maio de 2005, durante seus primeiros anos de vida. Foi constatado que as crianças que tinham contato com cães desde cedo apresentavam menos infecções no ouvido, entupimento de nariz e tosse. Outro estudo da Universidade da Suécia, com 650 mil crianças, apontou que as que convivem com cachorros em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma. É claro que, se o pequeno é alérgico, é preciso consultar um pediatra, para saber se é boa ideia adotar o animal.
Estimula a Sociabilidade
Outro benefício apontado por especialistas é o estímulo a atitudes mais positivas e a interação com as pessoas no dia a dia. Os pets, em geral, ajudam a desenvolver a solidariedade e prepara a criança para conviver com outras pessoas.
Combate a Ansiedade
Uma pesquisa da Universidade da Flórida, com cerca de 100 famílias que têm cachorros, colocou alguns testes de fala e de lógica para as crianças. Elas foram escolhidas de forma aleatória, na companhia de seus pais, pets ou sozinhos. As crianças que estavam com seus cães, no momento dos testes, comportaram-se de forma mais tranquila ao responderem às questões.
Rotina Divertida
Principalmente em tempos de isolamento, os pets podem ajudar de forma positiva a distrair e divertir os pequenos. Ao brincar com um cachorro ou um gato, por exemplo, a criança passa a ficar mais tempo no quintal, no jardim, ou reunida com a família em diversos ambientes da casa.
Foto: DIVULGAÇÃO
Publicado em 18/6/21.