Bastidores da Informação

0
COMPARTILHAMENTOS
42
VISUALIZAÇÕES

Apesar da explosão de redes sociais e plataformas no cardápio da Internet, onde todos são “jornalistas”, é significativo e constante o crescimento de pessoas que acionam a Gazeta Centro-Sul para se informar sobre fatos relevantes que acontecem em Guaíba e Região, além de buscarem confirmações a respeito do que circula na Internet. Isso nos enche de satisfação, reforçando a responsabilidade do nosso trabalho. Vou exemplificar o que ressaltei com alguns exemplos.

Vamos lá!

Começando pela despressurização assustadora na CMPC, que aconteceu na noite de terça-feira, 15 de abril (ver matéria nesta edição).

Recebemos grande quantidade de mensagens e vídeos sobre o episódio da panela de pressão gigante com muitos questionamentos; muitos.

Uma nota equivocada, divulgada pela empresa aos vizinhos da fábrica, agravou as incertezas. Diante da demanda absurda de perguntas e da indignação da população enquanto o vapor rugia, postamos um resumo com as informações que tínhamos nas redes @gazetacentrosul (Facebook e Instagram), prometendo matéria completa na sequência, o que estamos fazendo nesta edição, registrando o que aconteceu e o esclarecimento da empresa. Entendo que ainda restam dúvidas que precisam ser esclarecidas.

Outro caso para exemplificar a busca por informações corretas na Gazeta: a denúncia de suposta agressão envolvendo uma secretária municipal (matéria nesta edição com as devidas versões). As pessoas querem saber o que de fato aconteceu, não narrativas direcionadas.

Mais um exemplo: a concentração de trabalhadores em frente à empresa TKE (antiga SUR), na manhã de quarta-feira, 16, na Estrada Santa Maria. Leitores buscavam saber qual o motivo da manifestação em frente à fábrica. A resposta está nesta edição.

Citei estes exemplos para ilustrar o que acontece praticamente todos os dias na Redação, resultando no conteúdo das edições semanais.

 

Combo de Mensagens

Recebemos informações, denúncias e pedidos de apoio variados. No combo das mensagens, algumas chegam carregadas de veneno político, outras com exageros, muitas notícias falsas e, também, questões que precisam ser divulgadas. Tudo é direcionado para um filtro de checagem. Se tiver fundamento, segue para a segunda etapa, que consiste na busca de informações oficiais e verificação de documentos para depois serem divulgadas. Trata-se de trabalho profissional e que exige atenção e muita responsabilidade.

Neste contexto de interatividade, recebemos reclamações de leitores sobre serviços públicos deficitários. Um exemplo pode ser conferido, nesta edição, com o relato de um vazamento de água potável durante 25 dias na Avenida Brasília, em Guaíba (ver espaço Reclamações). “Casualmente”, a Corsan realizou o conserto no dia seguinte ao questionamento da Gazeta.

É tão comum este tipo de queixa da comunidade, que o Jornal disponibiliza um espaço denominado “Reclamações”, além do “Recado do Leitor”.

Importante ressaltar, ainda, a quantidade de temas trazidos pela população para a Gazeta realizar reportagens, que denominamos de “Pauta do Leitor”.

 

Registro Histórico

E para encerrar esta difusão verdadeira do nosso trabalho, é preciso destacar o registro histórico das ações e dos projetos executados em Guaíba e Região. É no jornal que fica o registro chancelado. No mundo virtual, autônomo ou institucional, os registros podem evaporar ou carecerem de aval.

 

Salário das Merendeiras

Nesta edição, o Sindicato dos Servidores Municipais de Guaíba divulga uma nota de repúdio, denunciando que as merendeiras das escolas municipais recebem menos do que um salário mínimo. Para atender o que determina a legislação, o salário das merendeiras é complementado com abono. O Sindicato ressalta, ainda, o fato da Prefeitura de Guaíba ter padrões do 1 ao 8 em que o salário base é menor do que o mínimo. Pode isso, prefeito?

 

O Pedido

Na próxima edição, farei um pedido público para as autoridades em relação aos sistemáticos anúncios de novos projetos a serem executados em Guaíba.

 

No Editorial desta edição, nossa mensagem de Páscoa para reflexão!

 

Leandro André

Publicado em 18/4/25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X