De acordo com especialistas, dar banho em excesso faz mais mal do que bem aos cães.
Os tutores devem ter atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias no verão. Se ele tiver o pelo mais longo, a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho com mais frequência.
Escolha um horário do dia em que ele está mais calmo, por exemplo, após o passeio ou entre 10h e 14h, o período mais quente do dia.
Jamais use detergentes para dar banho nos cães. Por possuir aditivos químicos extremamente fortes, pode resultar em problemas de pele, como alergia, irritação, coceira, perda de pelo e até uma intoxicação severa que, se não tratada, pode levar o cachorro a óbito.
Você pode dar banho de chuveiro no seu cachorro, mas usar o chuveirinho é melhor para evitar água no ouvido. Caso seu pet adore entrar com você no chuveiro, aproveite esse momento com ele.
Se o tutor tiver condições, o ideal é levar o pet para um banho numa empresa especializada, com atendimento profissional.
Dar banhos em excesso faz mal, mas a falta de banhos não só deixa apenas os pets com mal cheiro, como pode ocasionar problemas de pele e atrair parasitas.
Publicado em 17/3/23