Balanço Político do Ano

0
COMPARTILHAMENTOS
31
VISUALIZAÇÕES

Chegamos no final de 2022, um ano dramático, de polarização política acirrada no Brasil. Tudo tão tenso e passional que dividiu famílias e cancelou amizades.

Os que defendiam uma proposta nova para administrar o País, a chamada terceira via, sucumbiram. Viraram memes no mundo dos fanáticos.

Nas eleições deste ano, mais do que nunca, a população brasileira revelou seus valores. Todos que votaram sabiam bem o que estavam fazendo, conheciam os candidatos, considerando a quantidade de informações divulgadas e os tantos meios para checá-las.

Uma coisa ficou bem clara, a corrupção não é uma preocupação importante para a maioria dos brasileiros e não adianta tapar o sol com a peneira. Isso explica por que o Brasil é tão rico e sua população tão pobre.

 

A conta vem

Um consórcio de imprensa militante se formou, ignorando o ativismo da cúpula do Judiciário, o desrespeito à Constituição e a censura. Muitos artistas e educadores também fecharam os olhos para a corrupção, justificando a necessidade de tirar alguém indesejado do poder. Acontece que é impossível acertar errando; esta estratégia gera uma conta pesada que acaba chegando.

No RS, o governador abandonou a gestão para disputar a Presidência da República. Fracassou e voltou para tentar a reeleição no Estado, quebrando a promessa de que não tentaria se reeleger. No segundo turno, Eduardo Leite disputou o Governo com um adversário despreparado e venceu. Mais uma vez, propostas alternativas foram desprezadas. Além disso, o mais grave, ficou provado que para muitos gaúchos a palavra não tem mais valor.

 

Os Pedágios

Na Região, já na reta final de ano, chegou a notícia da possibilidade de retorno das praças de pedágio dividindo municípios. Uma força-tarefa foi criada para tentar barrar as porteiras da maldade. Resta saber até que ponto já está tudo acertado e se as audiências públicas para debater sobre este tema não passam de teatro.

 

Pontos Positivos e Negativos na Aldeia

Vamos começar pelos pontos positivos. Destaque para a usina de asfalto. Muitas ruas degradadas dos bairros passaram a receber asfalto de qualidade. Recentemente, andei por ruas estreitas na Cohab e vi a diferença. No Bairro Colina, também constatei avanços importantes no sistema viário. Só quem tem de passar diariamente pelo barro ou enfrentar a poeira sabe a importância da pavimentação. O asfalto de qualidade está chegando em várias ruas centrais.

A concessão do prédio do Hospital Regional entra no pacote positivo, porque o Município conseguiu manter aberto um hospital que iniciou para atender exclusivamente pacientes com Covid-19.

A Olifeira se encaixa nos dois pacotes: o positivo e o negativo. O lado bom foi que a Feira agradou a população, que se encontrou e se divertiu. Foi uma festa bacana.

O lado ruim foi o financiamento do evento com pouca transparência e muitos sinais de possíveis irregularidades. A denúncia feita pelos quatro vereadores de oposição está sendo investigada pelo Ministério Público, conforme registrei aqui na Coluna no dia 9 de dezembro.

O Restaurante Popular entra no pacote positivo, considerando que toda ação que oferece comida a quem tem fome é destaque positivo. Para quem tem comida garantida e não gosta de pobre por perto, o Restaurante Popular é problema.

 

Pontos Negativos

O Meio Ambiente na gestão municipal está entre os pontos negativos. No balanço do ano, um zero à esquerda. A situação do Coelhão – Parque e Ginásio – é o símbolo da inércia.

A Comunicação da Prefeitura é falha. Sou bem atendido pela equipe, mas me refiro à política equivocada da gestão. Nas redes sociais, empilham-se cards e imagens aéreas bacanas (bem do alto tudo fica bonito), mas conteúdo para a Imprensa é quase nada. Para se ter informação de ações do esporte, por exemplo, só implorando. Se continuar assim, quando este governo terminar, muito pouco restará de registro para a história. Os cards bacanas vão evaporar.

A Secretaria de Bem-Estar Animal, com o primeiro secretário (já desligado), poderia se chamar Secretaria do “Mal-estar”.

 

Na Câmara

Em Guaíba, assim como na ampla maioria dos municípios, o Legislativo é uma extensão do Executivo. Restaram somente quatro vereadores na oposição: Manoel Eletricista, Tiago Green, Carla Vargas e Graciano Pereira. Por enquanto.

Na próxima semana, continuarei abordando sobre o trabalho da Câmara.

 

Censo 2022

Essa semana, foram divulgados números da prévia do Censo 2022. Até o dia 25 de dezembro, de acordo com o IBGE, Guaíba contabilizava 91.304 habitantes. Não chegamos nunca nos 100 mil. O trabalho de coletas, que iniciou em 1º de agosto, continuará em janeiro de 2023.

 

Feliz Ano Novo!

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 30/12/22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *