Avaliação do Governo Maranata

0
COMPARTILHAMENTOS
77
VISUALIZAÇÕES

É comum as pessoas me questionarem sobre política, considerando a minha profissão e tantos anos cobrindo campanhas eleitorais, principalmente as municipais, além de acompanhar os sucessivos governos.

Ultimamente, os leitores querem saber da minha avaliação sobre o Governo Maranata e como estou vendo o quadro político para as eleições municipais do ano que vem em Guaíba. Vamos lá.

Sobre o Governo Maranata, é importante destacar que o prefeito levou para seu lado lideranças importantes do Governo Sperotto, formou maioria, com folga, na Câmara Municipal e tem presença marcante nas comunidades.

Em relação à gestão, há um trabalho relevante de pavimentação e iluminação pública; isso para uma cidade que viveu durante décadas na buraqueira e na penumbra tem um peso e tanto.

Na Saúde, colocou a Eliane Ribeiro, que, com sua experiência na direção de uma grande escola, soube valorizar e agregar a equipe. O Maranata peitou a histeria de quem achava que uma professora não poderia ser secretária de Saúde e a manteve no cargo. Mandaram bem na pandemia. O prefeito comandou a transição do Hospital, formalizou a concessão, um processo complexo, cheio de pontas agudas. Neste contexto, teve apoio decisivo do secretário Marcelo Verlindo. O Hospital está avançando. Em um município que tem a responsabilidade da atenção básica de saúde, contar com um Hospital é luxo.

Na Educação, é preciso considerar dois pontos: professores e estrutura.

Em relação aos professores, o Prefeito Maranata e a vice Cláudia Jardim se desgastaram sobremaneira ao não concederam reajustes salariais de acordo com os índices do Piso Nacional do Magistério. O discurso de campanha mudou, e isso é ruim; é ferida que deixa cicatriz.

Do ponto de vista da estrutura, há uma rede funcionando de forma significativa, com problemas pontuais. De novidade, teve doação de uniformes e material didático para todos os alunos. No entanto, sobre os uniformes, a Gazeta apurou e divulgou que não há uma cobrança do uso regular, o que entendo ser um desrespeito com o dinheiro público.

Os pontos fracos do Governo Maranata se concentram na Mobilidade Urbana e no Meio Ambiente. Em ambos os segmentos, se percebe falta de planos.

Na Mobilidade Urbana, faltam agentes, a sinalização é deficitária, há gargalos no trânsito sem correção, além do fato que, há mais de um ano, o sistema de semáforos funciona de forma precária, quando funciona; um perigo.

No Setor de Meio Ambiente, tem perfumaria, mas falta planejamento para atacar passivos ambientais, como a despoluição dos Arroio Passo Fundo, por exemplo. O Governo ainda não começou a implantar efetivamente o Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger; não ajustou o Plano Diretor; não resolveu a questão do Arial no entorno da Estação Hidroviária; não deu andamento na revitalização do prédio histórico do mercado público; não tem um projeto de arborização urbana; e não consegue implantar um programa de Educação Ambiental nas escolas. Em relação a outros setores do Governo, falo mais adiante.

Atualmente, numa escala de zero a dez, minha nota para o Governo de Guaíba é 7.

 

Sobre Eleições Municipais

No ano que vem, teremos eleições municipais. Em Guaíba, até o momento, recebi da Tia Alaíde três nomes de oposição que circulam nos bastidores: José Sperotto, Cleusa Silveira e Narciso. No PT, não tenho notícias de candidatos. Sei que o partido tem duas correntes que não se misturam, o que pode levar o vereador João Caldas a mudar para o PSB ou PDT. Especulação.

Na situação, tudo indica que será mantida a chapa Maranata e Cláudia Jardim, até porque já estão nas redes sociais batendo bola no Coelhão.

 

Diretores de Escolas

Tramita na Câmara Municipal de Guaíba o PL 037, que dispõe sobre processo de escolha para diretores e vice-diretores nas escolas públicas municipais. De acordo com edital publicado nesta edição, há espaço para sugestões.

 

Camaquã Melhorou

Estive em Camaquã na semana passada. Percebi uma melhora significativa na área central da Cidade, com pavimentação asfáltica. Antes, entrávamos sacolejando em Camaquã e seguíamos assim pelas ruas desniveladas. Agora, tudo lisinho. Praças bem-cuidadas.

 

Cinema em Casa

Todas as semanas, a Gazeta Centro-Sul apresenta dicas de filmes e séries disponíveis nos principais streamings no quadro Cinema em Casa. Cabe destacar que gosto é gosto e não se discute, mas sempre vale uma dica em meio a tantas opções.

Decidi dar as minhas dicas aqui na Coluna, destacando as que a Gazeta já divulgou.

Dica da semana: A Grande Virada (Netflix). Direção de John Wells, com Ben Affleck, Kevin Costner, Chris Cooper, Maria Bello e Tommy Lee Jones.

Você já deve ter assistido este filme de 2010, mas vale ver novamente, considerando os detalhes sutis, que muitas vezes perdemos. A mensagem do filme remete a uma reflexão importante sobre a fragilidade da nossa vida e como tudo pode virar de repente. Baita filme!

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 21/7/23

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *