O Governo do Estado entregou, na quarta-feira, 7 de agosto, o Termo de Referência para Estudos de Impacto Ambiental à CMPC, autorizando o início dos estudos socioambientais para a implantação da unidade industrial em Barra do Ribeiro, anunciada em abril deste ano, e que receberá investimento de R$ 24 bilhões.
“Não estamos falando de apenas mais um projeto. É o grande projeto de investimentos no Estado, com impacto em dezenas de milhares de vidas e profunda transformação de realidades econômicas. Agradeço à CMPC por reafirmar a decisão de investir aqui no Rio Grande do Sul, mesmo depois da calamidade. Uma empresa de origem chilena, mas que passa a ser gaúcha no seu espírito, na sua essência, o que nos orgulha muito”, ressaltou o governador Eduardo Leite.
No encontro, também foi assinado o ato de instalação do Comitê de Governança para o monitoramento da implantação da nova fábrica, do Terminal Portuário de Pelotas e do novo terminal florestal no Porto do Rio Grande.
Composto por secretarias, órgãos governamentais e prefeituras, o Comitê será liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e deve se reunir mensamente para discutir e acompanhar as etapas relacionadas à implementação de infraestrutura de acesso à nova fábrica e aos terminais.
A expectativa é que sejam criados aproximadamente 12 mil postos de trabalho durante as obras e mais 1,5 mil vagas diretas e indiretas durante a operação da nova fábrica.
O diretor-geral da unidade de Guaíba da CMPC, Antonio Lacerda, destacou os esforços da companhia para realização do projeto e a importância que a inciativa terá para a retomada da economia do Estado.
“Desde a assinatura do protocolo de intenções, temos trabalhado intensamente em parceria com o Governo para atender todas as exigências, visando a concretização do projeto. Hoje, estamos dando mais um importante passo nessa direção. Temos certeza de que o Projeto Natureza pode ser um marco na retomada da economia do Rio Grande do Sul e nossa intenção é que com ele nos tornemos referência em todo mundo em termos de sustentabilidade, tecnologia, inovação e de convivência com a comunidade e o meio ambiente”, enfatizou Lacerda.
“Esse é o maior projeto de uma empresa chilena fora do Chile. Quando estiver funcionando a pleno, o centro de gravidade da CMPC será aqui. Agradecemos o apoio total que temos recebido do Governo do Estado para tornar realidade esse projeto que não é da CMPC, é de todos os gaúchos, e ele fará da nossa empresa uma companhia chilena de coração gaúcho”, concluiu o diretor.
Escritório em Barra do Ribeiro
A empresa instalou um escritório na Avenida Visconde do Rio Grande, 513, no Centro de Barra do Ribeiro (foto). O espaço abre as portas da CMPC para a comunidade de Barra do Ribeiro, passando informações sobre o modelo de negócio, números, estudos socioambientais; oportunidades para entrega de currículos, cadastramento e estímulo de fornecedores, visando o fortalecimento da economia local. E, ainda, servir como ponto de apoio para um programa de qualificação profissional e treinamento de mão de obra especializada; fomentar e desenvolver ações voltadas à responsabilidade social, e apoio às atividades das operações florestais da Regional de Guaíba.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 9/8/24