O valor da conta de luz é uma preocupação constante na vida dos brasileiros, mas que foi potencializada com o anúncio de que os valores subirão ainda mais no mês de outubro, devendo permanecer mais caros até o final do ano. Neste cenário, e com tarifas de energia que variam entre os Estados do País, é uma prática da população buscar na internet por diferentes formas de economizar energia.
Com a notícia de que o valor da tarifa chegará ao patamar de Bandeira Vermelha Nível 2, os brasileiros entraram em alerta para poupar no consumo de luz de suas casas. Com a taxa anunciada, a conta ficará R$7,87 mais cara a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês.
O aumento da conta de energia é uma resposta às condições climáticas atuais do Brasil. Com a previsão de chuvas inferiores à média para setembro e os reservatórios das hidrelétricas estando abaixo de seus níveis padrões, em função da seca, o País precisa recorrer ao uso de suas termelétricas, que geram energia de forma mais cara e menos eficiente. Esse valor adicional é repassado para a população através da conta de luz, resultando em um aumento significativo para o consumidor final.
Alternativa Sustentável
Em um contexto em que é possível se perceber, cada vez mais, os impactos ambientais no dia a dia da população, os investimentos em outras formas de produção de energia renovável se tornam ainda mais importantes. No cenário atual, em que o impacto chega também na conta de luz, considerar investir em fontes alternativas e sustentáveis, como os sistemas solares, é uma solução que pode trazer benefícios a curto, médio e longo prazo.
Foto: Freepik.com
Publicado em 4/10/24