Segue o movimento contra a implantação de praças de pedágio na Região, o que está previsto no plano de concessões do Governo Federal.
Na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, Guaíba sediou uma audiência pública para debater sobre a concessão de 13 praças de pedágio previstas para serem instaladas na Região Sul do Estado. O evento aconteceu no Auditório da Ulbra (foto).
Participaram representantes de diversas cidades das regiões Centro-Sul e Metropolitana de Porto Alegre. O encontro serviu, também, para debater sobre a duplicação da BR-290, que registra números trágicos de acidentes. Vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos e líderes de diferentes movimentos discursaram sobre a gravidade do tema, e sobre como agir a partir de agora na relação entre o Governo Federal, que é o proponente das praças, e as cidades que serão afetadas.
O prefeito Ernani Gonçalves, de Eldorado do Sul, cidade que poderá receber duas praças de pedágio, falou sobre a movimentação em prol da população.
“Simplesmente, querem trancar as duas entradas da nossa cidade, e eu conto com todos que estão conosco na luta para combater o cercamento da nossa Região Urbana”, destacou Ernani.
Com a presença de 10 deputados e da Imprensa, a audiência abriu espaço para falas de diferentes representantes, como o deputado federal Pompeo de Mattos.
“Esse debate que estamos fazendo, está alimentando nossa convicção. Temos que acreditar no que queremos. Se nós não fizermos isso, perdemos lá na frente. Em Brasília, não pensaram que iríamos lá, mas nós fomos. Nós temos que nos preparar aqui entre nós pra lutar contra esses pedágios. O problema deste projeto, além de criar um número exagerado de praças, está no valor”, avaliou o deputado.
A deputada estadual Patrícia Alba reivindicou mais atenção para a vontade dos cidadãos que serão diretamente afetados pela concessão das treze praças.
“A população não foi ouvida de forma nenhuma, nem seus representantes. Os estudos dos pedágios foram feitos em Brasília, de portas fechadas, sem ouvir as comunidades envolvidas, a nossa Região. Não foi conversado com ninguém. Se a ANTT não está fazendo o papel dela, nós vamos fazer e levar até ela”, ressaltou Patrícia.
O prefeito Marcelo Maranata alertou sobre a importância de o debate acontecer onde há o planejamento para instalar as praças.
“Guaíba está aqui nesta Região, neste delta que liga tantos pontos importantes. Fazemos parte das regiões da Costa Doce e da Carbonífera e é uma honra receber todas essas lideranças aqui. E toda a comunidade também, que se vê prejudicada e precisa participar desse debate.
A BR-116 nos liga ao Porto de Rio Grande. E a BR-290 é um matadouro, a gente não pode aceitar tarifas tão altas, ainda mais numa região que está em crescimento. Contamos com o apoio de todas essas autoridades que estão aqui hoje para interceder junto ao Governo Federal e trazer o melhor para nossa Região”, destacou Maranata.
A proposta da ANTT prevê 13 praças de pedágio em toda a Região Sul do Estado, sendo duas em Eldorado do Sul, uma em Barra do Ribeiro e outra em Camaquã.
Publicado em 3/3/23
Considerando o preço em torno de R$15,00 reais que era o valor cobrado pela CONCEPA quando encerrou a concessão e para quem utiliza o trajeto POA x Guaiba +/- 22 dias úteis no mês terá que pagar R$ 330,00 isso se for cobrado sentido único mas se for nos dois sentidos R$ 660,00 e quem necessita utilizar todos os dias 30 x R$ 15,00 = R$ 450,00 e nos dois sentidos R$ 900,00 reais mensais.