No final da manhã de quarta-feira, 12 de junho, por volta das 11h40, no km 109 da BR-290, em Eldorado do Sul, sentido Capital-Interior, ocorreu um atropelamento de pedestre. Um homem (não foi divulgada a identidade) morreu no local (foto).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo envolvido foi um caminhão emplacado em Rio Grande; o motorista não sofreu ferimentos.
O trânsito ficou em meia pista no trecho para o atendimento do SAMU, PRF e trabalho da Perícia/DML, gerando um grande congestionamento.
Audiência pública para tratar da inundação no Bairro Santa Rita
No final da tarde de quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de Guaíba realizou uma audiência pública para tratar da enchente que afetou toda a comunidade do Bairro Santa Rita/Cohab (foto). De acordo com o Legislativo, o evento foi solicitado pelo vereador Juliano Ferreira, que é morador do Bairro.
Um grande número de pessoas se fez presente, lotando o Plenário da Câmara. Uma comissão composta por três advogados estava previamente inscrita para representar os moradores. O clima era de tensão, considerando que a água invadiu as casas do Bairro de forma repentina, no dia 4 de maio, causando destruição de móveis e equipamentos.
A principal contestação está no fato de não ter sido feito um alerta com antecedência, o que poderia evitar tantas perdas, além do risco de vida de parcela significativa da população.
Tendo em vista que a audiência aconteceu quando esta edição impressa estava sendo fechada, a Gazeta Centro-
Sul deverá tratar dos encaminhamentos na próxima edição.
Reativação do Consepro em Guaíba
Em edital publicado nesta edição da Gazeta Centro-Sul, a sociedade guaibense está sendo chamada a participar de uma assembleia destinada a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Guaíba. A assembleia será realizada na quinta-feira, 20 de junho, às 17h30, no Auditório do Ministério Público.
O Conselho tem como objetivo colaborar com os órgãos públicos de segurança. A diretoria é constituída por voluntários, representantes da sociedade. O colegiado recebe e gerencia recursos doados por munícipes, empresários, comerciantes, bancos; de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), do Poder Judiciário; e de repasses da Prefeitura firmados através de termos de fomento.
Operação prende quatro investigados por furto de carga de arroz em Camaquã
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Camaquã, com apoio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Camaquã, 29ª Delegacia de Polícia Regional do Interior e da Delegacia de São Lourenço do Sul, deflagrou a Operação Safe Rice na manhã de terça-feira, 11 de junho, em combate a organização criminosa especializada no furto de carga de arroz.
A investigação, que durou aproximadamente dois meses, é relativa a um fato ocorrido no mês de abril, na localidade Banhado do Colégio, em Camaquã.
De acordo com a apuração, funcionário de um engenho de arroz facilitou e auxiliou no desvio de uma carga de arroz avaliada em torno de R$ 35 mil. Tão logo a Polícia Civil tomou conhecimento dos fatos, identificou os autores do furto e a conta bancária em que foi depositado o valor da carga desviada.
No dia 11, quatro suspeitos foram presos preventivamente. As prisões foram cumpridas nos bairros Viegas, Cônego Walter e Carvalho Bastos. A conta bancária utilizada para depositar o valor da carga desviada foi bloqueada judicialmente.
Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Camaquã.
Foto: Divulgação/PRF
Publicado em 14/6/24