O Procon RS, por meio de parceria com a Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, construiu uma nova atualização em sua plataforma de atendimento eletrônico aos consumidores gaúchos. A partir de agora, o sistema interno de utilização do departamento possui ferramentas que darão maior celeridade aos atendimentos.
Funcionamento do Serviço
O atendimento eletrônico do Procon é realizado pelo site https://procon.rs.gov.br. Acessando a aba “Atendimento Eletrônico”, o consumidor verificará se sua reclamação é contra alguma das empresas cadastradas no Procon RS Digital. Em caso afirmativo, ele prosseguirá com sua reclamação neste caminho, a qual possui mecanismos de proteção próprios.
Caso a reclamação seja contra alguma empresa não cadastrada na plataforma Procon RS Digital, o consumidor irá selecionar o município em que reside. O sistema informará se existe ou não um Procon Municipal na cidade do consumidor e, caso não exista, abrirá automaticamente o formulário de reclamação.
Para registrar a reclamação, o consumidor deverá acessar sua conta gov.br, o que garantirá segurança de informações. Após, irá preencher as informações necessárias e anexar os documentos (comprovante de endereço, documento de identidade válido e documentos comprobatórios da relação de consumo reclamada, como nota fiscal, contrato, capturas de tela, entre outros).
O consumidor receberá seu protocolo e poderá acompanhar sua demanda pelo www.rs.gov.br/painel. É recomendado ficar atento ao e-mail informado no momento de preenchimento da reclamação, pois as comunicações também poderão ser realizadas por e-mail.
Atendimento Presencial
Se o consumidor preferir, também poderá realizar o atendimento presencial na sede do Procon RS. Para isso, preferencialmente deve fazer o agendamento e, assim, ser atendido sem fila e no horário agendado. O agendamento pode ser feito pelo site.
Se no município do consumidor houver um Procon Municipal, a reclamação deve ser registrada nesse local.
Em Guaíba, o Procon atende na Ulbra, das 13h às 19h. Telefone: (51) 3491.2923. WhatsApp: 99483.3431.
E-mail: guaiba@balcaodoconsumidor.com.br
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