O município de Guaíba apresenta falhas em relação às questões ambientais; não prioriza. A prova disso é que nesta Semana do Meio Ambiente diversos municípios realizaram várias ações de conscientização, envolvendo a comunidade, mas aqui na Aldeia, nada. Se foi feita alguma ação, esconderam bem.
Dito isso, vamos a três casos emblemáticos relacionados ao meio ambiente de Guaíba.
O primeiro é trágico: a poluição severa do Arroio Passo Fundo. A situação é tão grave, que os equipamentos eletrônicos das casas localizadas no entorno do Arroio oxidam, isso mesmo, oxidam. Imagina isso nos pulmões das pessoas. Este problema é antigo, mas ninguém resolve. Acredito que esta falta de ação efetiva das autoridades se deva ao fato de tratar-se de uma população pobre da periferia. Se fosse no Centro, já teriam resolvido.
Outra questão que trago para o debate se refere à implantação do Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger. Desde 2013, tem recursos das medidas compensatórias da CMPC para dar início à criação do Parque na Unidade de Conservação do Morro, mas pelo visto dez anos não foram suficientes para uma ação mais efetiva, além de reuniões, debates e encaminhamentos circulares.
O terceiro tema relevante é o sistema de tratamento de esgoto que está sendo implantado na Cidade. Em março deste ano, a Gazeta Centro-Sul publicou uma reportagem abordando sobre este processo, acionando inclusive o Ministério Público. Entendo que algumas questões importantes sobre o serviço precisam ser devidamente esclarecidas. Seguimos aguardando uma fiscalização técnica, sem agendamento, para os devidos esclarecimentos.
De concreto, pintaram as pedras do Parque Natural de branco, uma breguice que simboliza toda a fragilidade em relação às questões ambientais na Aldeia.
Possíveis Candidaturas a Prefeito(a)
Eu provoquei aqui na Coluna, ressaltando que na Aldeia o processo eleitoral de bastidores para 2024 estava mais frio que focinho de cachorro. Essa semana, recebi recados de políticos citando alguns nomes.
Além do Marcelo Maranata, que deverá tentar a reeleição, seguindo festivo, abraçando e beijando pelas ruas recém asfaltadas, tem a Cláudia Jardim que poderá romper e se candidatar, dependendo de sua aceitação popular pós-greve do magistério. O mais provável é que se mantenha na chapa com Maranata.
Por fora, tem o ex-prefeito José Sperotto, com apoio do ninho tucano estadual.
A simpática ex-vice-prefeita Cleusa Silveira poderá assumir candidatura a prefeita se resolver sua filiação partidária. Tem boa aceitação popular, o que não pode ser dito em relação ao MDB, que mantém uma ala forte assumidamente coadjuvante na política municipal.
O Narciso deverá se candidatar a prefeito de Guaíba novamente, mas desta vez com uma estratégia mais profissional e aguda.
Festa do PL em Guaíba
Em clima de festão, no sábado, 3 de junho, foram abonadas mais de 80 fichas de filiação no PL de Guaíba e apresentada a nova Executiva Municipal, presidida pela vice-prefeita Cláudia Jardim.
O evento, realizado no CTG Cruzeiro do Sul, contou com a presença de deputados estaduais e um federal, líderes estaduais dos movimentos da Juventude e da Mulher, além de comitivas de outros municípios. O PL está mais assanhado na Aldeia que solteiro em festa de casamento.
Sobre a Procuradoria
Nesta edição, uma reportagem importante sobre o trabalho da Procuradoria-Geral do Município. Interessante a iniciativa da Comissão de Mediação e Conciliação, além dos recursos de processos. Vale conferir.
Obra Paralisada
Em nota nesta edição, a Prefeitura de Guaíba informa que estão realizando obras de drenagem na Estrada Santa Maria, no trecho de acesso ao Bairro Columbia City. Como ninguém é visto trabalhando no local nos últimos dias, resta descobrir quem está realizando o serviço.
O barato sai caro
As regras que regem os processos de licitação no Brasil, ao invés de garantirem economia do dinheiro público, muitas vezes geram efeito contrário. Vejam a quantidade de obras paralisadas. Muitas delas começaram a ser executadas por empresas que apresentaram valores baixos na licitação, venceram, mas não conseguiram concluir. Com isso, o desperdício do dinheiro público se multiplica e as obras se arrastam. É o Brasil sendo Brasil.
Convites Terceirizados
A Gazeta Centro-Sul somente participa de eventos quando é convidada oficialmente. Convites terceirizados sequer são recebidos.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 09/6/23