No dia 17 de novembro, o painel “Nossos Ventos Sopram Desenvolvimento” foi apresentado na Câmara Municipal de Tapes, com detalhes do projeto do complexo eólico que o Rio Grande do Sul poderá receber, situado entre a área urbana de Tapes e a BR-116, ao lado da Lagoa dos Patos. O evento contou com a presença do deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), presidente da Frente Parlamentar da Infraestrutura e Mobilidade, da Assembleia Legislativa do RS, e dos diretores da Brain Energy – Energias Sustentáveis.
Os idealizadores do projeto apresentaram informações completas do complexo eólico e suas vantagens. Os aerogeradores situados em Tapes terão potencial para se tornarem os mais eficientes do Brasil, considerando que no Rio Grande do Sul os ventos são, na maioria das vezes, diurnos e constantes, o que é favorável para o sistema de geração, pois o consumo de energia é maior durante o dia.
O Parque Eólico de Tapes tem previsão de abastecer uma cidade de até um milhão de habitantes, considerando os consumos domésticos e empresariais. A expectativa é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2022.
O investimento previsto para a construção gira em torno de R$ 1 bilhão, com capacidade para gerar 239 megawatts de energia. O Parque Eólico Capão Alto – como foi definido o nome – ficará em uma área de 3 mil hectares. A previsão para conclusão da obra é 2024.
Publicado em 26/11/21.