Estamos iniciando um ano decisivo para o povo brasileiro, com eleições para a Presidência da República, para o Congresso Nacional, governos estaduais e assembleias legislativas. Nos municípios, ações importantes são esperadas pelas gestões que entram no segundo ano de mandato.
Em Guaíba, espera-se eficiência do governo, que se elegeu prometendo um novo jeito de administrar a Cidade. Uma reforma administrativa foi anunciada, propondo mudar a gestão, tornando-a mais ágil e eficiente, com uma grande reorganização, estabelecendo a criação de secretarias e de novos cargos, mas também realizando a extinção de algumas funções para não inchar a máquina, conforme foi revelado pelo prefeito Marcelo Maranata em entrevista publicada pela Gazeta Centro-Sul na semana passada.
Na referida entrevista, o prefeito comunicou que irá mexer em questões profundas, como ajustes no sistema de saneamento; início do processo de despoluição do Arroio Passo Fundo; regularização fundiária de aproximadamente oito mil escrituras; conclusão de ajustes no Plano Diretor, pensando nos próximos 30 anos; mudanças e investimentos na Educação, visando melhorar significativamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no qual Guaíba está em posição constrangedora no ranking estadual. Neste contexto, é preciso definir os reajustes salarias dos servidores e professores em sintonia com os respectivos planos de carreira.
Do ponto de vista nacional e estadual, eleger bons representantes políticos é uma das missões mais importantes que os brasileiros têm pela frente este ano, considerando o desenvolvimento e a má distribuição de renda nas últimas décadas.
No Brasil, a política partidária movimenta todos os setores, sendo responsável pela implantação ou não de políticas públicas que fazem a diferença na vida da sociedade. Então, é preciso que o eleitor fique atento para fazer a melhor escolha possível na hora de votar, considerando que, até o momento, nenhum modelo já adotado conseguiu transferir pelo menos uma parte da riqueza do País para o seu povo.
Publicado em 14/1/22