Ambiente bem cuidado e ocupação territorial planejada são fundamentais para manter a harmonia no convívio social, bem como assegurar a saúde de todos que integram o cenário onde habitamos.
Em Guaíba, há problemas ambientais relevantes que precisam ser solucionados, como a poluição severa no Arroio Passo Fundo; a precariedade do tratamento sanitário; diversas áreas baixas ocupadas com moradias; falta de um projeto de arborização urbana e de um sistema de Educação Ambiental, entre outros.
A solução deste passivo requer ajustes no Plano Diretor, além de ações efetivas de manutenção de espaços e equipamentos públicos, fiscalização, educação ambiental e parcerias voltadas à conscientização ecológica, abrangendo sociedade e poder público.
Neste momento de consequências graves da grande cheia de maio, aflora a necessidade do debate profundo e amplo sobre a ocupação territorial e os cuidados ambientais permanentes.
Sem identificarmos as causas dos problemas, buscando soluções com planejamento e embasamento técnico, seguiremos sofrendo com os resultados dos erros.
Publicado em 28/6/24