O ano letivo inicia no final de fevereiro, o que implica na necessidade de realizar diversas ações de preparo para a volta às aulas. Neste contexto, é importante abordar um tema relevante para a saúde dos estudantes em relação à alimentação correta nas escolas.
Os hábitos saudáveis na alimentação se fazem cada vez mais presentes nas instituições de ensino, que estão colocando em prática novas formas de oferecer as refeições. Em várias cidades do Brasil, há escolas que estão trocando a cantina por restaurares, oferecendo alimentos mais saudáveis e com supervisão da família.
Um dos maiores desafios para os pais é a alimentação dos seus filhos fora de casa. Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), crianças entre 10 e 12 anos, que frequentam escolas com baixa preocupação em relação ao consumo saudável dos seus alunos, apresentam maior quantidade de gordura corporal central do que as crianças que frequentam escolas com hábitos mais saudáveis em seus refeitórios.
O tema se torna cada vez mais presente no âmbito educacional, entrando para a pauta das prioridades em muitas escolas do País. Nesta linha, toma corpo a política de “desembalar menos e descascar mais”, o que significa consumir mais produtos naturais e menos industrializados.
É preciso criar estratégias especiais para atrair crianças e jovens à alimentação correta, considerando ser um público exigente que está despertando para novos paladares. Criar hábitos alimentares com mais qualidade se aprende desde criança, o que destaca a importância da educação nutricional nos colégios. É importante que os estudantes aprendam a conhecer o sabor e a relevância dos alimentos para o seu desenvolvimento saudável.
A criação de um cardápio diversificado requer a participação de nutricionista, profissional capacitado para reunir alimentos equilibrados que promovam a saúde em sintonia com o público infantil e jovem, observando todas as variantes e restrições alimentares de cada indivíduo.
Este tema ganha ainda mais relevância quando se foca na questão do turno integral, uma ação que começa a ganhar força na política educacional no Brasil.
Publicado em 10/2/23