Na terça-feira, 23, durante a Operação Plano Tático Operacional PTO, a Brigada Militar apoiou a PRF durante buscas a um veículo que teria fugido de uma barreira.
A PRF informou à Inteligência do 28º BPM que, no final da tarde de terça-feira, por volta das 18h, um veículo L200 Triton, prata, teria furado bloqueio na RS 401, em São Jerônimo, fugido em direção ao Centro da Cidade.
Tendo em vista a Operação PTO estar em andamento, a ação da Brigada Militar em apoio à PRF foi imediata, na qual os policiais militares fizeram buscas em toda cidade de São Jerônimo, mas somente durante a noite o veículo foi localizado.
O carro foi localizado pela PRF, capotado em uma ribanceira, caído a oito metros, às margens da 401, ao lado da antiga termoelétrica. Dentro do veículo, havia 783 kg de maconha (foto).
Diante dos fatos, a PRF e a Brigada Militar apreenderam os entorpecentes e encaminharam à Delegacia de Polícia de Charqueadas para registro.
Mãe e padrasto suspeitos de matarem bebê
A semana começou com uma notícia chocante em Guaíba. Na segunda-feira, 22, um casal foi preso por suspeita de ter matado um bebê de dez meses. Um vizinho teria levado a criança para o PA, mas o menino chegou sem vida. Mais tarde, a mãe e o padrasto alegaram que o bebê teria se engasgado. No entanto, os médicos que prestaram o atendimento desconfiaram da versão, tendo em vista que a criança apresentava diversas marcas de agressão pelo corpo. A Polícia Civil e a Brigada Militar foram acionadas.
O casal foi preso em flagrante, depois de ambos darem versões conflitantes sobre o que havia acontecido. Entre as alegações posteriores à Polícia, disseram que o bebê havia caído várias vezes no chão. Existe a suspeita de que os irmãos da vítima também tenham sofrido maus-tratos. A Polícia segue com as investigações.
Sob acusação de homicídio, o casal foi preso preventivamente, na madrugada de segunda-feira, na DP Regional de Canoas.
Operação Animal Legal
Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Territorial de Guaíba, com apoio da Polícia Civil, realizou a Operação “Animal Legal”, com o objetivo de busca e apreensão de aves que vivem de forma ilegal. A Operação percorreu os bairros Vila Iolanda, Florida, IPE e Coronel Nassuca, em Guaíba.
Segundo a Prefeitura, foram recolhidos, ao total, 24 aves silvestres como Caturritas, Trinca Ferros, Cardeais, Sabiás, Azulões e Canários. Os animais foram encaminhados para órgãos competentes, e os infratores receberão multa, respondendo por crime ambiental e infração administrativa.
A bióloga da Prefeitura de Guaíba, Lisiane Becker, ressaltou a importância da comunidade em denunciar estes casos.
“As pessoas que denunciam estão fazendo um bem para a natureza em um todo. A falta deste cuidado prejudica toda uma cadeia”, destacou a bióloga.
Além de apreensões, a Secretaria de Meio Ambiente também realiza o monitoramento da fauna silvestre do Município, recolhendo e auxiliando os animais que se encontram em situação vulnerável.
A ação da Secretaria de Meio Ambiente foi coordenada pela bióloga Lisiane Becker e o fiscal ambiental Everton Centurião, contando com o apoio da Polícia Civil e da Secretaria de Infraestrutura, auxiliando na logística da Operação.
A Prefeitura alerta: quem possui um animal ilegal pode entregá-lo voluntariamente para a Prefeitura, desde que seja feito antes da denúncia.
Para denúncias, entre em contato com a Prefeitura de Guaíba pelo telefone: (51) 3480.7070.
Preso suspeito de cometer roubos a estabelecimentos comerciais
Na noite de 18 de novembro (quinta-feira da semana passada), foi preso um homem suspeito de realizar roubos a estabelecimentos comerciais em Guaíba. Ele foi localizado pela Brigada Militar no Bairro Santa Rita (Cohab).
De acordo com a BM, o homem é suspeito da autoria de mais de dez assaltos somente no mês de novembro. Segundo os PMs que realizaram a prisão, foi possível identificar o indivíduo a partir de imagens do circuito interno de um dos locais onde ocorreram os crimes.
Com o acusado, foi apreendido um revólver calibre .32, munições e uma motocicleta.
Foto: Divulgação
Publicado em 26/11/21.