Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul apresenta uma reportagem sobre o Censo 2022, trazendo explanação da gerente do Posto do IBGE em Guaíba a respeito do trabalho que está em andamento na Cidade. É preciso destacar a relevância de participar do levantamento estatístico, considerando que os dados coletados serão utilizados para desenvolver políticas públicas com mais eficácia.
Na quarta-feira, 21 de setembro, Diana Vargas da Silva ressaltou que Guaíba está dividida em 178 setores, de duzentos a trezentos domicílios cada, relatando em detalhes as ações da equipe que está na rua, com 57 recenseadores atuando no Município.
Na reportagem, a Gazeta informa o endereço do Posto do IBGE, onde a comunidade pode tirar dúvidas e agendar as entrevistas, que somente podem ser realizadas nos domicílios onde moram as pessoas que passam as informações.
Em geral, os guaibenses têm recebido bem os recenseadores, mas há casos de reações desrespeitosas, inclusive de racismo, o que pode gerar problemas àqueles que agridem os agentes censitários e prejudicam o trabalho.
Conforme alertou o vereador Manoel Eletricista, é importante a população saber que para as cidades com mais de 100 mil habitantes o repasse de verbas federais é maior, o que ratifica a relevância do Censo.
Importante destacar, também, que todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação.
A Gazeta Centro-Sul ratifica seu compromisso de divulgar e conscientizar a população a respeito do significado de participar deste levantamento, cujos dados podem servir de base para execução de projetos que beneficiem a sociedade como um todo.
Receba bem os recenseadores, participe do Censo e ajude a construir um País mais justo para todos.
Publicado em 23/9/22