Como já é tradição, na edição especial que registra o aniversário de Guaíba, a Gazeta Centro-Sul traz um resumo da realidade socioeconômica do Município. Na quinta-feira, 14, a Cidade completou 95 anos de emancipação política.
A vida em comunidade acontece nas cidades, por isso é importante conhecer a realidade do lugar onde vivemos: valores, economia, problemas e potencial de desenvolvimento. O compromisso de cada um com a sua comunidade facilita a conquista de melhor qualidade de vida para todos.
Por tratar-se de aniversário e, consequentemente, de celebração, é pertinente passar mensagens positivas, de estímulo, ressaltando o trabalho coletivo que resulta no bem-estar da sociedade. Esse movimento renova a esperança em um futuro de prosperidade e impulsiona o esforço para se alcançar os resultados desejados. Por outro lado, não se pode fechar os olhos nem tapar os ouvidos na tentativa inútil de eliminar os problemas, pois a solução de algo que não funciona como deveria começa justamente em admitir o problema e buscar a sua causa. Sendo assim, contribuir com a cidade onde se vive requer informação correta sobre a sua realidade, seu passado, seu presente e as possibilidades futuras, atuando sem pessimismo ou otimismo exagerados. Fica muito mais fácil avançar quando se conhece o caminho e o percurso é feito com equilíbrio.
O retrato socioeconômico do Município no momento, apresentado pela Gazeta Centro-Sul nesta edição, registra como funcionam os serviços de Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e de Segurança Pública.
Os dados revelam, ainda, o ritmo do desenvolvimento de Guaíba ao completar 95 anos de emancipação, destacando as possibilidades de crescimento, a logística; os ajustes do Plano Diretor; e o início de uma importante etapa de tratamento de esgoto.
Guaíba assumiu a 10ª posição no ranking econômico do Rio Grande do Sul, entre os 497 municípios do Estado, o que ressalta seu potencial industrial. Nos dois últimos anos, tem avançado no segmento imobiliário.
Para que os pontos positivos resultem em qualidade de vida à população, é imprescindível trabalhar com planejamento e gestão qualificada, missão número um do poder público em parceria com a comunidade.
Publicado em 15/10/21.