A Gazeta Centro-Sul completará 30 anos de circulação ininterrupta no dia 1º de outubro. Neste período, o Jornal consolidou forte interatividade com seus leitores, principalmente com os espaços especiais “Reclamações” e “Recado do Leitor”; sugestões de reportagens têm crescido de forma significativa com a “Pauta do Leitor”.
A comunidade costuma se manifestar publicamente por meio da Gazeta, principalmente quando precisa ser atendida em suas reivindicações e o contato com o poder público falha, ou para passar mensagens de interesse da população. É feita uma triagem das mensagens recebidas na Redação do Jornal para checar a procedência e a veracidade das informações. Esse é um diferencial importante em relação ao conteúdo das redes sociais, onde, muitas vezes, as fake news circulam livremente, confundindo e gerando problemas.
A participação dos leitores da Gazeta tem se tornado cada vez maior, com sugestões de temas que identificamos como “Pauta do Leitor”. São questões relevantes, levantadas pela população, de interesse da sociedade.
Para exemplificar, nesta edição, a Gazeta traz reportagem especial sobre o Bairro Logradouro, o mais distante e pobre de Guaíba. Importante registro de como vivem as pessoas naquela região localizada na Zona Rural do Município. A sugestão partiu de um leitor que reagiu diante das dificuldades que encontrou naquela localidade, acreditando que a divulgação dos problemas pode ajudar com as soluções e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de quem vive no Logradouro.
A interatividade é parte importante do conteúdo da Gazeta Centro-Sul. Entre as funções da imprensa profissional está a de dar voz ao povo, associando informação de interesse social com credibilidade.
Publicado em 24/2/23