Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul destaca uma reportagem sobre a retomada das atividades esportivas em Guaíba. Apesar da falta de infraestrutura da Diretoria Municipal de Esportes, que trabalha em local precário e com orçamento muito reduzido, há uma expectativa de que o setor receba atenção adequada.
A realidade exposta pela reportagem da Gazeta, apesar de local, provoca uma reflexão sobre a frágil dedicação governamental concedida ao esporte no Brasil.
A Diretoria de Esportes de Guaíba ocupa um local precário, sem telefone e sem acesso à internet, com móveis velhos. Mas, apesar do ambiente limitado, a equipe que trabalha com o diretor Luciano Rocha se mostrou esperançosa na superação das limitações.
O diretor informou que foi solicitado um relatório com as necessidades da Diretoria, o que está sendo providenciado. Falta melhorar muito a estrutura da Pasta para oferecer condições satisfatórias de trabalho.
O esporte tem a capacidade de educar, promovendo cidadania, respeito ao próximo, espírito de grupo, solidariedade e saúde. O esporte pode salvar jovens, livrando-os das drogas e direcionando-os para o caminho do bem. Diante do potencial positivo que a prática esportiva proporciona, em especial às crianças e aos jovens, o setor deveria receber atenção especial dos gestores públicos, conforme acontece na maioria dos países desenvolvidos.
Espera-se que o Governo Maranata, que já anunciou até mesmo a construção de uma Vila Olímpica no Município, dê atenção especial para a Diretoria de Esportes.
Publicado em 29/10/21.