O Julho Dourado, campanha anual de conscientização pela vacinação e prevenção das zoonoses nos pets, alerta os tutores em relação às principais formas de cuidar da saúde deles. Doenças como raiva, leptospirose, calicivirose, esporotricose felina, entre outras, podem ser evitadas ou tratadas logo nos primeiros sintomas, a fim de evitar complicações e transmissão em massa.
“O check-up periódico deve ser implantado na rotina de cuidados, pois é nesse momento que conseguimos prevenir inúmeras doenças. Além do exame clínico do médico veterinário, o exame de sangue analisa o quadro geral de saúde do pet. Com o hemograma, é possível detectar anemias; com a creatinina e ureia, pode-se analisar a função renal; e por fim, ao medir as enzimas hepáticas, examina-se se o fígado e as vesículas biliares necessitam de uma atenção especial”, destacou Thiago Teixeira, diretor-geral do Nouvet, um centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.
A campanha de 2023 chega em um momento em que cada vez mais cães e gatos se tornam membros das famílias. Já são mais de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos domésticos no Brasil, considerado o terceiro maior país em população total de animais de estimação, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).