Pensar global e agir local é um lema que precisa ser valorizado, cada vez mais, com a promoção de debates sobre economia sustentável, dando ênfase à relevância de impulsionar ações locais.
É importante fortalecer redes de consumo na economia do município, criando vínculos entre produtores rurais, comerciantes, prestadores de serviços e consumidores. Este entendimento, além de incentivar a economia regional, contribui para reduzir os impactos ambientais, como o consumo de combustíveis fósseis, entre outras despesas do transporte de bens.
No mundo globalizado, o consumo se voltou para a compra de produtos e serviços vindos de longe, inclusive de fora do País, com aquisições via internet. No entanto, este comportamento pode ser alterado. É fundamental prestigiarmos o que está perto, porque isso gera empregos e renda, aquecendo o círculo da prosperidade.
Prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos públicos também devem participar ativamente deste engajamento comunitário, dentro da legalidade, contribuindo com o desenvolvimento local.
Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz a notícia da inauguração da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Guaíba, voltada à valorização do empreendedorismo da Cidade, com foco na tecnologia; uma notícia relevante que deve ser comemorada.
Municípios que já adotam sistemas de fortalecimento local apresentam resultados positivos, destacando-se na qualidade de vida da coletividade, com ambientes aprazíveis, economia sustentável e sociedade solidária.
Publicado em 14/4/23