Ao mesmo tempo em que são muito independentes e reservados, os gatos também são bastante apegados aos tutores e comunicativos. Através do seu miado eles transmitem suas intenções e sentimentos para os humanos. É por isso que entender o significado dos miados do seu felino e entender o que ele está tentando transmitir é mais um passo de crescimento na relação entre animal e tutor.
Por mais que pareça improvável, o miado do gato nem sempre existiu. Na verdade, o som que eles emitem hoje foi uma evolução dos bichanos do período de domesticação, que eles desenvolveram justamente com a finalidade de se comunicar conosco.
Na natureza, a base da comunicação entre os felinos é a linguagem corporal, sendo os sons utilizados de uma maneira diferente e apenas em determinadas situações.
Os gatos são capazes de emitir até 100 sons diferentes, o que acaba sendo um trabalho e tanto para os tutores tentar decifrar o que os bichanos estão tentando comunicar. Com tantas vocalizações diferentes, não é difícil pensar que os significados podem ser os mais variados, desde pedir comida até a necessidade de acasalar, por exemplo.
Principais Tipos de Miado
Os miados diferenciam-se de acordo com o volume, o tom e a quantidade de vezes com os quais são emitidos.
Volume Baixo
Um miado mais baixo, caracterizado por uma sonoridade mais aguda e “fina”, e feito de maneira curta, geralmente é um som que significa que o animal está se sentindo feliz. Isso pode acontecer quando o tutor chegar em casa, por exemplo. Esse tipo de miado é chamado de trilo ou gorjeio, e é carregado de carinho, mimo e afeto do animal, quase como se estivesse cumprimentando ou saudando a pessoa a quem se direciona.
Por outro lado, um miado mais baixo, mas que seja um pouco mais longo, geralmente significa que o felino pode estar solicitando alguma coisa, como comida ou limpeza da caixa de areia, por exemplo. É importante analisar a linguagem corporal para entender qual é o pedido.
Continua na próxima edição.
Fonte: Amo meu Gato