Segunda Parte
Através do seu miado os gatos transmitem suas intenções e sentimentos para os humanos. Eles são capazes de emitir até 100 sons diferentes, o que acaba sendo um trabalho e tanto para os tutores tentar decifrar o que os bichanos estão tentando comunicar.
Miado em Volume Alto
De modo geral, o miado mais alto e intenso dos gatos significa que eles estão querendo atenção. Os miados mais intensos ao longo da casa significam, em geral, frustração. Pode ser que ele queira sair. Cabe ao tutor destinar um tempo para entender o que está afetando o pet.
Aqueles miados mais altos, que parecem uma espécie de lamento, bem graves e arrastados, indicam um som de acasalamento. Gatas no cio costumam produzir esse sinal para avisar aos machos da região que estão férteis, enquanto os machos fazem isso para informar a outros que estão na área.
Ainda existe um tipo de miado de gato igualmente longo, alto e repetitivo que parece indicar que o bichano está irritado. Esse é um som de ameaça, também chamado de grunhido. Geralmente, vem acompanhado de uma linguagem corporal de incômodo.
O ronronar é um barulho baixo, quase como uma vibração, gerada a partir da passagem do ar na laringe, através da dilatação e contração. Esse som, na maioria das vezes, indica que o animal está feliz e relaxado diante de situações positivas. No entanto, esse ruído também pode significar que o bichano está incomodado com alguma coisa.
A bufada, por outro lado, é usada pelo gato como uma forma de defesa. Ao abrir a boca e expelir o ar, o bichano está informando à pessoa ou ao bicho que ele deve se afastar, pois o está incomodado.
O murmúrio é uma mistura de miado e ronronar. Ocorre em volume baixo e significa agradecimento e satisfação. Acontece bastante quando o pet está comendo, por exemplo.
Fonte: Amo meu Gato