A cidade que evapora

0
COMPARTILHAMENTOS
80
VISUALIZAÇÕES

Uma comunidade precisa ter identidade, preservar seu patrimônio histórico e sua memória; e precisa valorizar as realizações somadas através dos tempos para que se fortaleça e avance com sustentabilidade. No entanto, não é isso que acontece em Guaíba. As coisas na Aldeia evaporam. Vamos lá.

Guaíba já teve cinema; três hospitais: a Casa de Saúde do Dr. Solon, o Hospital Livramento e o Hospital da Unimed; já teve dois chafarizes, um na Rua 14 de Outubro e outro em frente à Prefeitura; já teve Mercado Público; duas praias movimentadas; três hotéis praianos; prédios históricos que foram demolidos; teve pórtico de entrada da Cidade; teve o Pavilhão Canadá na Escola Gomes Jardim; e o Parque Coelhão, com jardins, galpão de festa, lago e canteiro de mudas para o ajardinamento da Cidade. Tudo isso evaporou, não existe mais.

Locais e monumentos que estão se deteriorando por falta de manutenção: Pórtico da Praia da Alegria (já foi revitalizado, mas não tem manutenção); o Píer da Beira (apodreceu e prometem construir um novo); o Saladeiro Link, com arquitetura vitoriana, está se desmanchando; as Casas da Beira estão se deteriorando; e o prédio do Museu Carlos Nobre é o quadro da dor.

Em relação a eventos que terminaram: Festa à Fantasia, do Itapuí; Expofeira Centro-Sul; o Brick da Beira; Festival de Música Estudantil; Desfile Cívico de 7 de Setembro; Reculuta da Canção Crioula; Festa Junina Municipal, Mostra de Bandas. Evaporaram.

 

Ministro Terrorista?

 

O consórcio de imprensa chamou os vândalos que invadiram os palácios em Brasília, no dia 8 de janeiro, de terroristas. Pois essa semana, foram divulgadas imagens do ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, junto com os “chamados terroristas”. Pareciam amigos.

Agora, fica ainda mais claro por que o Governo não queria a instalação da CPMI no Congresso para investigar o que aconteceu de verdade naquele dia 8 de janeiro.

Quando um grupo está em ato de protesto, basta meia dúzia para inflamar as emoções e colocar fogo no parquinho. É preciso investigar para ver o que aconteceu neste caso de invasão molinha, com o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República como se fosse amigão dos “chamados terroristas”.

 

O Certo Anulado

Uma das poucas ações do atual Governo Lula que achei correta, a taxação da Shein, foi cancelada. Segue a picaretagem dos chineses, que exploram os trabalhadores, inclusive crianças, vendendo roupinhas baratas em concorrência desleal com as empresas brasileiras, que são obrigadas a pagarem uma carga tributária pesada, além de seguirem uma dura legislação trabalhista.

Muita gente que compra roupinha barata produzida com exploração infantil fez beicinho com a taxação.

 

Aleluia

Essa semana, começou a ser construído o acesso ao Bairro Bom Fim, na Estrada Santa Maria, Zona Oeste de Guaíba. Uma reivindicação de 30 anos. Aleluia.

 

Os 10 Mais de Guaíba

Encerra no final do mês o período de votação para escolher os 10 lugares mais bonitos de Guaíba. Confira como participar na página 6 desta edição.

 

Escola sem Espaço

O Prefeito Maranata e a vice Cláudia Jardim estufam o peito para falar nos investimentos em Educação. No entanto, no Bairro Bom Fim, tem a Escola de Educação Infantil Menino Jesus, onde as crianças têm de fazer as refeições na sala de aula porque não tem refeitório. Os professores ficam amontoados numa salinha, e tem um casebre de madeira dividido em dois ambientes, um para atendimento de crianças especiais e outro com o setor de limpeza. Detalhe, o problema é conhecido, mas não tem previsão para resolvê-lo. Ver página 2.

 

Importante Ressaltar

Acho que devemos ressaltar as ações de apoio que acontecem após temporais que causam destruição. A mobilização comunitária, envolvendo poder público e sociedade, tem sido rápida e eficaz.

 

Programação Cultural

 

A Gazeta traz, nesta edição, programação cultural gratuita na Capital. Como Porto Alegre fica aqui ao lado, vale conferir. Têm artistas guaibenses na programação.

 

Gazeta no Instagram

Agora, a Gazeta Centro-Sul está no Instagram, publicando notas interessantes. Vale conferir e seguir: @gazetacentrosul.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 21/4/23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *