A edição histórica de um dos maiores eventos do calendário de corridas de rua do mundo reuniu mais de 25 mil atletas do Brasil e de vinte países, no sábado, 7 (meia maratona – 21,097 km), e no domingo, 8 de junho (maratona – 42,195 km).
O brasileiro mato-grossense Wendell Souza venceu a Maratona com o tempo de 2h15m47; e a queniana Vivian Kiplagati foi a mais rápida entre as mulheres com o tempo de 2h15m47. Cada um faturou R$ 60 mil pelo título em solo gaúcho.
Ao cruzarem o pórtico de chegada, na arena montada em frente ao Barra Shopping Sul, eles escreveram seus nomes na galeria dos campeões da maratona oficial mais antiga do País. O evento teve cinco dias de programação com a Feira da Maratona.
Guaíba em Destaque
O evento internacional teve um guaibense que se destacou. Leopoldo Arend, 75 anos, ficou em quinto lugar na sua categoria, com o tempo de 5:55:48. Leopoldo tem se destacado entre os primeiros colocados nas corridas de rua pelo País. O atleta é reconhecido pela alta performance na sua faixa etária.
“Convido vocês a aprender a vencer o nosso maior inimigo que é o próprio eu. A minha receita é muito simples: buscar superação através da prática da caminhada, corrida, maratona, ultramaratona, triathlon e ironman, com fé e vivência em harmonia com os 10 Mandamentos do nosso Criador dos Céus e da Terra e de tudo que neles há”, destacou Leopoldo Arend. Ele esteve na sede da Gazeta Centro-Sul, nessa semana (foto), falando sobre sua filosofia de vida embasada na saúde física e espiritual, além de apresentar os troféus e medalhas que conquistou nas maratonas de Porto Alegre em 2024 e 2025.
Foto: LA/Gazeta